Isabelly89 11/06/2023
Leitura maravilhosa, releitura nem tanto
Quando li esse livro pela primeira vez (não fiz resenha, infelizmente; pois ficaria ótimo para fins de comparação) mas me lembro de ter adorado e ter se tornado um dos meus livros favoritos. Guardei com carinho na memória a cena do rio e a do "eu te amo" ao final da história.
Anos se passaram e nunca mais pensei na história. Todavia, recentemente, o livro me veio na memória e resolvi relê-lo: triste decisão.
Sabe aquele dito de que: você nunca deve rever um livro ou filme ou desenho que era seu favorito na infância, porque agora você muito provavelmente irá odiá-lo? Pois então...
Não cheguei a odiar o livro, mas terminei na força do desgosto.
Em resumo:
- Não gostei do desenvolvimento do relacionamento dos protagonistas, foi parco e simplista, não me cativou.
- A personalidade deles era um tanto superficial, desinteressante até.
- Com relação aos personagens secundários, nenhum me cativou ou teve destaque suficiente para chamar atenção ou despertar interesse. Ao ponto de que, era quase impossível, para mim, diferenciar a dupla de irmãos de cada clã, a personalidade era praticamente a mesma, nada destoava de um para o outro; e como, ao meu ver, os nomes eram parecidos, tornava ainda mais difícil distinguí-los.
- Por último, o que deixou muito a desejar, foi o motivo daquele ódio entre os clãs. Foi falado, foi sim, mas não me esclareceu o suficiente toda razão daquela guerra (me conforto pensando que, por durar tantos séculos, talvez nem ele saibam, apenas perpetuam um ódio herdado).
- E apesar dos pesares: gostei bastante do desenvolvimento da surdez da protagonista. Poderia ser melhor? Sem dúvida! Mas ainda, sim, gostei.
- Também achei interessante toda a premissa envolvendo o acidente da protagonista.
Ou seja, para mim o que ficou de tudo isso (e também um conselho para quem leu até aqui da minha resenha):
Curtiu a premissa? Leia! Minha eu de 5 anos atrás adorou, então você também pode. Todavia, assim como minha eu atual, você também pode desgostar. Vai de você ler e tirar suas próprias conclusões. Afinal, o tempo é um grande aliado para nos mudar a percepção de tudo, inclusive das histórias.
Histórico:
1° leitura - entre 07 a 12 de fevereiro de 2019 (nota 5).
2° leitura - de 30 de maio a 11 de junho de 2023 (nota 2).