Joao 29/10/2022
Agora sou oficialmente um penalista
Diferentemente de muitos colegas, os quais optaram por ler este livro no primeiro ano da faculdade, optei por não fazê-lo, pois não me sentia preparado. Naquele momento, pensei que eu precisava de um capacidade intelectual mais avançada.
Como muitos disseram, Beccaria é uma leitura difícil, exige bastante. Demorei 3 dias para ler. Enquanto lia, realizei várias pesquisas, as quais me ajudaram a entender melhor. Graças a todos os mecanismos, consegui compreender muito bem.
Muitos pensamentos, penso eu, são atuais, porém alguns, pouquíssimos, encontram-se desatualizados. Claro, não poderíamos cobrar modernidade de um livro escrito há tempos, mas não podemos negá-lo as palmas, visto que vários ensinamentos fazem-se presentes ainda - penso que assim permanecerão por muito tempo.
Aos estudantes de direito, principalmente aos criminalistas como eu, Cesare Beccaria é essencial em nossa formação. Falo por mim mesmo, dado que evolui muito em apenas 3 dias.
Finalizarei a presente resenha como sempre faço, utilizando uma frase que me marcou:
?Será, pois, útil que as nações permutem reciprocamente os criminosos? Certamente, a persuasão de não encontrar qualquer lugar na terra em que o crime possa ficar impune seria um meio bem eficaz de preveni-lo?