Renato Zanotte 30/07/2021Um Batman meio Coringa.Você deve conhecer o Batman. Agora, imagine uma mistura entre a grana do Batman e a insanidade do Coringa. Imaginou? Então, é o Nêmesis.
Não dá para contestar a qualidade de Mark Millar, praticamente todas suas obras são revelentes e causam impactos e viram filmes ou séries, como Kick-Ass, O Procurado, O Legado de Júpiter e outros. Mark até virou um mundo. O Millarword, onde será concentrado seu universo, e muita coisa irá parar na Netflix.
Mas uma coisa é muito fato: Millar adora uma violência. Todas suas obras tem uma carga excessiva de violência, sangue e víceras. E Nênesis é assim também. Ele é um herói (?) que utliza todo seu privilégio financeiro para colocar em prática um plano de vingança. Banhado a muito. Muito sangue.
Eu, particularmente, não achei algo sensacional, mesmo com a incrível arte de Steve McNiven. Por mais que eu goste desse tipo de narrativa, achei muitas vezes confusas e com saídas e soluções muito "fáceis". Muito por causa de seu dinheiro - que pode comprar praticamente todo mundo. Ou simplesmente por "dar certo". Por vezes achei que Millar focou muito mais na violência do que na história. Não que seja ruim, não é isso. Mas não é algo novo, não é algo que você vai terminar e ficar pensando. Você vai terminar, achar legal e guardar.
Não sei se esse personagem está nos planos do Millarword, mas seria algo bem próximo a Invencível. A não ser que tenha uma nova roupagem, pode ser bem aproveitado como uma série ou animação.