Lina DC 26/02/2018CONTÊM SPOILERSMuito aconteceu após o ataque de Jezebel ao Condomínio Salinas. Estela e Ivan sabiam que se permanecessem lá todos iriam morrer e que seria necessário arriscar retirar todos e começar do zero. Foi assim que o grupo de sobreviventes foi parar em Ilhabela.
"A ilha estava completamente infestada, com milhares de seres vagando pelas ruas e praias. Uma tarefa dificílima se apresentava para aquele grupo, que chegava sem ter um único lugar seguro para se abrigar e ainda precisava eliminar todos os zumbis." (p. 44)
"A Ilha dos Mortos" se passa algumas décadas depois da migração e os personagens já conhecidos estão bem mais velhos. A liderança militar está nas mãos dos filhos. Matheus, o filho biológico de Ivan e Estela, está com 40 anos de idade e é o general das Forças Militares de Ilhabela. Casado com a Mônica e pai de Sílvio, um jovem de 18 anos que luta para mostrar ao pai que merece estar na linha de frente.
Jéssica, o bebezinho do final do último livro, agora está com 30 anos de idade e faz parte do exército da ilha. Ilhabela cresceu, modernizou-se e graças a liderança de Ivan e Estela prosperou. Sabendo que deveriam dar continuidade à democracia, os dois impuseram leis rígidas sobre o governo, inclusive uma lei que proíbe a reeleição consecutiva, para que ninguém sucumba a sede de poder. Infelizmente, como observamos nos livros anteriores, a ganância leva a melhor e novos atentados ocorrem.
Esse livro alterna presente e passado, mostrando como foram os primeiros anos após a chegada em Ilhabela. O livro também apresenta novos personagens e como a sinopse explica, um novo tipo de zumbis: os bersekers, criaturas ainda mais ferozes do que os zumbis já conhecidos.
"A Muralha era uma formação de ataque incrivelmente compacta, na qual os soldados avançavam num bloco de milhares de homens e mulheres equipados com escudos, capacetes e fardas completamente fechadas, que permitiam o combate corpo a corpo quase sem riscos." (p. 29)
É nesse livro que também temos algumas explicações que estavam faltando nos livros anteriores, como o motivo de algumas pessoas não terem se transformado em zumbis quando o planeta desconhecido se aproximou. A ilha dos mortos também apresenta o confronto que estávamos tanto esperando: Jezebel vs Isabel.
"A Ilha dos Mortos" é uma história agridoce, pois mostra a sobrevivência da raça humana no decorrer das décadas, mas também traz o desfecho da história de alguns personagens queridos.
A Faro Editorial tem realizado um trabalho espetacular nessa série em relação à revisão, diagramação e layout. O cuidado com as publicações é visível e a capa combina perfeitamente com as capas dos livros anteriores.
"Os urros e berros dos mortos-vivos se elevaram nas alturas, fazendo a cidade de São José dos Campos tremer. Jezebel passara trinta anos apenas esperando e exercitando seu ódio. E agora ela iria descarregar toda a sua fúria sobre seus inimigos."