Carolina 03/08/2016
Viés do otimismo: a vida cor de rosa faz parte de todos!
Está comprovado que a tendência do ser humano é superestimar a probabilidade de viver eventos positivos no futuro, e ainda subestimar a probabilidade de viver eventos negativos.
Este é o papel do viés do otimismo: nos proteger de perceber com precisão a dor e as dificuldades que o futuro nos reserva e nos defender de ver nossas opções na vida como um tanto ou quanto limitadas. Resultado: estresse e ansiedades são reduzidos, a saúde física e mental melhora e a motivação para a ação e a produtividade aumenta.
Otimismo não é defeito, mas ter um parâmetro equilibrado nos ajudará evitar os excessos de confiança ao estimar projetos, custos, mudanças de profissão etc. Saber dosar o lado cor de rosa da vida é um desafio, exatamente porque achamos que somos diferentes da maioria - algo impossível em relação à probabilidade - como o exemplo dos índices econômicos que julgamos não nos afetar ou as perspectivas de longevidade.
Recomendo o livro para os interessados na área de humanas, perfil psicológico, neurociência e tendências de comportamentos.