@pedro.h1709 17/07/2023Filosofia Católica"Em grande medida, o pensamento moderno, mesmo quando longe de ser ortodoxo, ocupa-se amplamente - de modo especial na ética e na teoria política de problemas que derivam das visões cristãs referentes à lei moral e das doutrinas católicas referentes às relações entre Igreja e Estado."
Esse trecho do livro sobre a filosofia católica de Bertrand Russell expõe a importância do conhecimento dos pilares da religião cristã, suas crenças, suas instituições e seus funcionamentos como estruturas de poder, assim como sua evolução ao longo dos séculos até alcançar os dias de hoje.
O livro aborda os considerados Pais da Igreja, os principais filósofos e os sincretismos religiosos adotados pela Igreja. Um dos temas principais é a influência de Platão e de Aristóteles nas concepções de entendimento da vida humana e espiritual por filósofos e teólogos de fé católica. O texto aborda ainda algumas seitas heréticas e como o poder de unificação da igreja pelo papa oscilou muito a depender dos monarcas e demais contextos da sociedade feudal.
A exposição de alguns conceitos defendidos por certos filósofos e teólogos me pareceram obscuros, de difícil entendimento. Mas de maneira geral, foi possível compreender o surgimento de várias ordens monasticas, das seitas mendicantes, dos votos de pobreza, do enriquecimento da Igreja e de suas influências políticas no mundo secular.
Sigamos para a terceira parte da trilogia!