História da Filosofia Ocidental

História da Filosofia Ocidental Bertrand Russell




Resenhas - História da Filosofia Ocidental


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Cristian Gusmão 20/06/2021

Russell sempre direto
O livro 2 da coleção, trás um apanhado geral da história do pensamento católico, as principais influências, pensadores e marcos históricos importantes que reverberam até os dias de hoje nas religiões modernas. Um belo compêndio de história e filosofia da idade média.
comentários(0)comente



@pedro.h1709 17/07/2023

Filosofia Católica
"Em grande medida, o pensamento moderno, mesmo quando longe de ser ortodoxo, ocupa-se amplamente - de modo especial na ética e na teoria política de problemas que derivam das visões cristãs referentes à lei moral e das doutrinas católicas referentes às relações entre Igreja e Estado."

Esse trecho do livro sobre a filosofia católica de Bertrand Russell expõe a importância do conhecimento dos pilares da religião cristã, suas crenças, suas instituições e seus funcionamentos como estruturas de poder, assim como sua evolução ao longo dos séculos até alcançar os dias de hoje.

O livro aborda os considerados Pais da Igreja, os principais filósofos e os sincretismos religiosos adotados pela Igreja. Um dos temas principais é a influência de Platão e de Aristóteles nas concepções de entendimento da vida humana e espiritual por filósofos e teólogos de fé católica. O texto aborda ainda algumas seitas heréticas e como o poder de unificação da igreja pelo papa oscilou muito a depender dos monarcas e demais contextos da sociedade feudal.

A exposição de alguns conceitos defendidos por certos filósofos e teólogos me pareceram obscuros, de difícil entendimento. Mas de maneira geral, foi possível compreender o surgimento de várias ordens monasticas, das seitas mendicantes, dos votos de pobreza, do enriquecimento da Igreja e de suas influências políticas no mundo secular.

Sigamos para a terceira parte da trilogia!
comentários(0)comente



@PinkLemonade 12/06/2020

Livro excelente
Leitura recomendada para aqueles que desejam organizar, em um momento inicial, o desenvolvimento dos principais nomes da filosofia católica.
Linguagem acessível e fluida.
comentários(0)comente



Bruno 23/04/2021

O pensamento medievo
O segundo livro da História da Filosofia Ocidental aborda a filosofia medieval - e, pontanto, a filosofia católica.
É, infelizmente, muito menor do que deveria ser.
Não se trata, porém, de falha de Russell.
A Idade das Trevas foi inimiga do livre pensamento e do exercício da Filosofia.
Bertrand Russell é, por vezes, mais historiador do que filósofo. Contextualiza a todo momento os pequenos avanços feitos pelas correntes de pensamento. Nos mostra a barbárie dentro e fora da Igreja Católica, da queda do Império Romano ao período moderno.
Uma ponte entre o pensamento grego e o pensamento moderno. Poucos doutos santos que foram capaz de usar sua influência para progredir o pensamento.
Russell é majestoso em narrar historicamente o período de maior atraso à Filosofia ocidental.
comentários(0)comente



Júlio 19/11/2020

Um passeio pelo medievo

A história da filosofia ocidental narrada por Bertrand Russell, sendo esse o livro 2 de uma coleção de 3 livros (1 - Filosofia Antiga, 2 - Filosofia Católica e 3 - Filosofia Moderna).

O foco aqui é a era medieval e a filosofia católica, com Russell discorrendo sobre suas raízes no cristianismo primitivo dos pais (patrística), as constantes disputas dos católicos contra arianos e pagãos, a idade das trevas, as cruzadas, a escolástica e sua busca por explicar racionalmente a existência de Deus, a guerra do papado e como o poder papal entrou em declínio levando ao fim da era medieval.

Tive a impressão de que esse livro acaba sendo muito mais um livro de história do que de filosofia propriamente dito, dando bastante enfoque a períodos, eventos e grandes figuras políticas da igreja católica. Eu não possuía muito conhecimento prévio a respeito da era medieval, logo não sei dizer se todas as informações que assimilei da leitura são completamente confiáveis devido a parcialidade narrativa de Russell (já comentada na minha resenha do livro 1), contudo, esse livro ainda é razoavelmente funcional no que tange a dar um panorama básico do que se passou no medievo, e certamente serve de apresentação aos principais filósofos medievais.
comentários(0)comente



MaurAcio.Garrido 18/05/2022

Filosofia Parte 2
Cada parágrafo escrito é uma avalanche de informação. Deve ter sido muito, mas muito trabalhoso organizar isso tudo...
.
.
Mas vamos lá: Essa caminhada pela idade média, mostrou o quanto a religião cristã conseguiu estabelecer certos moldes à filosofia.
.
.
Enfim, períodos de muitas contradições..
.
.
Como leitor curioso, recomendo apenas ir passando pelas linhas e aproveitar o passeio. Mas também serve como uma fonte de pesquisa riquíssima para aprofundamento histórico.
comentários(0)comente



Elias.Fernando 25/07/2021

A história católica
Neste volume Russell escreve sobre os pensadores católicos que viveram na era das trevas. Tudo gira em torno do poder disputado pela igreja e pelos imperadores. Entendemos a influência de Platão e Aristóteles nos pensadores católicos e em como cada um enxergava questões metafísicas.
comentários(0)comente



Otto Antonello 02/11/2024

Didático e carregado de contexto histórico
O livro é maravilhoso, o que é chato é a filosofia católica em si rsrs. Excelente obra, que te dá uma vasta contextualização histórica!
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR