Tieta do Agreste

Tieta do Agreste Jorge Amado




Resenhas - Tieta do Agreste


160 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Levi_Motta 20/09/2021

Poderia ser melhor
O livro é quase todo bem legal, mas quando começa a falar bem mais da fábrica(mais ou menos na metade), fica bem chato, depois fica bom novamente, mas ainda assim eu não dei uma avaliação melhor justamente por conta dessa parte.
comentários(0)comente



Eric 28/08/2021

Viva a luz de Tieta
Tieta é aquele tipo de personagem que ninguém precisa ter lido o livro para saber da sua existência. Em algum momento da vida, alguém já deve ter ouvido ou vai ouvir falar esse nome tão marcante nas artes nacionais. Interpretada com maestria por Sônia Braga e Betty Faria, Antonieta Esteves é uma das mulheres mais famosas do nordeste e Brasil inteiro.

Em Tieta do Agreste, Jorge Amado mais uma vez se mostra afiado e muito debochado em expor as hipocrisias do interior baiano, sem papas na língua, o autor discorre em mais de 600 páginas um novelão sobre o cotidiano de Santana do Agreste e seus moradores para lá de apaixonantes.

Nesta obra, iremos conhecer a história da pastora de cabras, Tieta, a qual desde adolescente revelou ter uma sexualidade bem aflorada. Já jovem, aproveitava alguns momentos que ia pastorear cabras ou na calada da noite, para dormir com os homens nas dunas de Mangue Seco ou nos esconsos do rio. Mas um belo dia, sua irmã metida a beata e invejosa desde sempre, flagra a irmã aprontando e a denuncia ao seu pai, o Velho Esteves, temido pela sua brutalidade. Assim, Tieta é expulsa de casa a pauladas e mandada embora para longe. Portanto, anos se passam e a filha pródiga volta para Agreste, mas agora rica, mulher madura e bem conservada. Além de trazer muitas riquezas para sua família, Tieta também trará muita prosperidade para sua terra, já que sua influência exercerá marcas de progressos para aquele lugarzinho esquecido pelo mundo. O segredo de tanta riqueza ninguém entende direito, mas Tieta guarda a resposta em sete chaves, dúvida essa que será o combustível para abastecer trama até o fim.

Com essa premissa, Jorge Amado constrói uma narrativa bastante divertida sobre o cotidiano dessa cidade. Apesar do nome da protagonista estar como título, a história do livro irá abraçar diversos personagens maravilhosos, que ofuscam até a Tieta em diversos momentos.

Para Mim, Elisa se tornou uma das maiores personagens já criada por Jorge Amado. Um belíssimo retrato de uma esposa que tem tudo e vontade para enfrentar seus sonhos, mas a vida matrimonial só reduz sua potência para viver em função do marido. E ela estava disposta a fazer tudo que for preciso pra morar com a irmã em São Paulo e se sentir presente em uma sociedade que se assemelha a vida dos famosos que tanto acompanhava.

Aqui, o autor destrincha toda a hipocrisia de uma sociedade parada no tempo. Uma comunidade amarrada aos princípios cristãos e machistas que irão se misturar com a mente livre da nossa protagonista, a qual trará de São Paulo novas formas de ver o mundo.

Recheada de muito erotismo, sensualidade,
humor dos mais ácidos e tabus, Tieta do Agreste é uma obra prima dos romances de folhetim.
comentários(0)comente



Romulo 09/08/2021

Muito bom
O livro é longo e a história caminha lentamente. No entanto, acredito que essa foi a intenção do autor, te fazer parte da vida pacata de Santana do Agreste. A protagonista (Tieta) é muito boa e cativante! História excelente! Aaaa a novela alterou alguns acontecimentos do livro!
comentários(0)comente



Mian 01/08/2021

Mais um belíssimo retrato da Bahia feito por Jorge Amado!
Faço a resenha de Tieta do Agreste enquanto lido com o vazio que fiquei após a leitura deste romance.
Uma história que desde o seu início já ultrapassou os limites da ficção e me fez sentir dentro e parte do cotidiano de Agreste e Mangue Seco, vivenciando todas as dores e delícias de um paraíso no interior da Bahia.
Um romance ousado para a década de 60 e que infelizmente, cada vez mais ousado também para a atualidade. Trazendo debates antigos mas que vêm retornando com força nos últimos anos: o moralismo religioso; as liberdades individuais; a sexualidade, principalmente a das mulheres; o progresso a qualquer custo; as destruições dos recursos naturais: a ambição, o poder e o velho (ou extremamente atual) jeitinho brasileiro de se pensar e fazer políticas públicas.
Que Jorge Amado é tudo de bom, todo mundo já sabe. E mais uma vez me comprovou com Tieta do Agreste, apesar de assustar com seu tamanho, digno de ser chamado de calhamaço, valeu a pena desde a primeira até a última página.
comentários(0)comente



Lia Trajano 27/07/2021

27 de julho 2021
Gostei mas cansei bastante, várias vezes o autor interrompe a narrativa para falar direto com o leitor, me fazia perder o ritmo. Escreveu páginas e mais páginas sobre coisas de menor importância e nas coisas importantes era tudo corrido e o descarado ainda admitiu isso e disse que não foi culpa dele, as coisas é que foram " acontecendo" kkk
Não houve exatamente um "final" para a história, foi realmente como um relato dessa visita de Tieta à sua terra natal.

Bem, pelo menos foi mais um desencalhado na estante.
comentários(0)comente



Rodriguinho @literario.rojo 05/07/2021

Inicio essa resenha dizendo “QUE FAROFÃO DELICIOSO E DIVERTIDO DE LER...”
-
Nesse melodramático folhetim somos apresentados a Maria Antonieta Esteves, para os íntimos Tieta, a filha pródiga é expulsa e escorraçada por seu pai diante de toda a cidade de Sant’Anna do Agreste, para felicidade de sua irmã Perpétua, uma beata rata de igreja que faz fofoca ao pai em relação aos romances da irmã, que não escondia seu forte apelo sexual. Com isso Tieta vai para São Paulo onde se prostitui e faz carreira e 25 anos depois a filha pródiga retorna para sua cidadezinha conservadora onde ela tenta transformar esse lugar e somos apresentados a algumas questões que vão moldar a história.
-
Após seu retorno, a Santa Tieta é peça chave durante o processo para trazer luz elétrica para Sant’Anna…”é a luz de Tieta…” ou seja, o progresso chegando para essa pacata localidade no interior da Bahia. Em outro ponto temos um assunto que percorre toda narrativa referente ao debate de instalação de uma fábrica de Dióxido de Titânio na cidade onde consequentemente vai ocasionar na poluição da paradisíaca praia de Mangue Seco, no qual portaremos a ambivalência entre o progresso e o tradicional onde teremos vários embates dos favoráveis e contra a essa fábrica, em questão os problemas ambientais estará muito presentes na narração. E com isso Tieta estará nesse imbróglio que envolve discussões políticas, econômicas, sociais e ambientais.
-
Jorge Amado nos apresenta a uma obra marcante onde o autor nos conduz a um folhetim muito bem desenvolvido e durante toda a história me senti acompanhando uma novela e me diverti com as peripécias de seus personagens e também refleti sobre a hipocrisia, as questões políticas e o poder em volta do dinheiro abordados no drama.
comentários(0)comente



Thayná 21/06/2021

Aviso de gatilho!
Algo muito presente na narrativa é a insinuação (e uma ou duas vezes a descrição breve do ato) de zoofilia. Por isso, se há gatilhos relacionados, não recomendo a leitura. Já aproveitando o gancho, é normal de Jorge Amado usar as grandes hipocrisias da sociedade brasileira para transformar em crítica numa narrativa cômica, coisa que ele faz perfeitamente nesse livro.

Não existe personagem estável ou perfeito na narrativa. Todos, sem exceção, são hipócritas e errantes, tal qual a realidade humana. É uma leitura divertida sem deixar as reflexões de lado. Afinal, que outro autor no mundo faria um capítulo entitulado "CAPÍTULO UM TANTO SÓRDIDO ONDE É LAVADA A ROUPA SUJA E SE PÕE MERDA NO VENTILADOR"? ? momentos que apenas a literatura nacional nos dispõe!

"? O demônio existe e se revela no ódio e na opressão. Antes de ter medo do pecado, meu filho, tenha medo da virtude, quando ela for triste e quiser limitar o homem. A virtude é o oposto da tristeza, o pecado é o oposto da alegria. Deus fez o homem livre, o demônio o quer vencido pelo medo. O demônio é a guerra, Deus é a paz e o amor. Vá em paz, meu filho, volte todas as vezes que quiser e, sobretudo, não tenha medo."
comentários(0)comente



Janis 12/06/2021

Apaixonante
Como sempre, a escrita de Jorge Amado me encantou. Esse livro mexeu comigo de um jeito diferente dos outros, pois a crítica aqui é diferente. O mistério que envolve a nossa protagonista, dando um suspense gostoso, o retrato de uma sociedade esquecida pelo mundo em uma cidade do interior, tudo isso deixa a leitura deliciosa. Fiz tantas marcações que o marca texto se esgotou!
comentários(0)comente



Danielle 07/06/2021

Maravilhoso
Quando criança assisti a novela Tieta do Agreste e me lembro de ter gostado muito, queria muito ler o livro quando soube de sua existência.
Foi um livro maravilhoso, algumas coisas eu nem lembrava mais e outras devido a ser criança não percebi na novela.
É uma estória da vida como ela é mesmo, mostrando o lado devasso e mau das pessoas.
Junto a tudo isso também temos política e meio ambiente envolvidos.
Eu achei sensasional embora me chocasse várias vezes não conseguia parar de ler.
A trama é muita rica e detalhada e ainda assim não achei nada cansativa mesmo em 600 páginas.
Recomendo muito a leitura.
Meu terceiro livro do autor e prentendo ler muitos outros.
comentários(0)comente



daniel.vasco.716 31/05/2021

Fogosa pastora de cabras e namoradora de homens, a adolescente Tieta é surrada pelo pai e expulsa de Santana do Agreste graças à delação de suas aventuras eróticas por parte da irmã mais velha, a pudica e reprimida Perpétua. Um quarto de século depois, rica quarentona, Tieta retorna em triunfo ao vilarejo, no interior da Bahia. Com dinheiro e influência política, ajuda a família e traz benefícios à comunidade, entre eles a luz elétrica.
comentários(0)comente



Gabriela 11/05/2021

Então finalmente conheci a tão falada Tieta do Agreste. Tieta é o tipo de mulher que admiro, fez a própria vida apesar dos pesares. A volta para Agreste não é como sempre tinha imaginado, e depois de terminar a leitura consigo entender pq Agreste admira tanto Tieta.

Os cenários são extremamente visuais, principalmente Mangue Seco. Os personagens também consegui enchega-los como reais, parece aquela tia, primo, amigo, vizinho, bêbado, beata... que a gente sempre conhece tanto na hipocrisia quando na retidão de caráter.

"[...] o Brasil de Jorge Amado é assim: repleto de contrários que se equilibram."
comentários(0)comente



Laiz 06/05/2021

jorge amado eu te amo muito
- livro divertido demais eu gosto da bagaceira
- se eu fosse tieta também queria distância dessa cidade de gente retrógrada e dessa família hipócrita, só quem já morou em cidade pequena sabe como é todo mundo cuidando da tua vida nam mulher eu tenho é abuso
- gosto de ler jorge amado quando estou com saudade de casa, dá pra ler com sotaque e é muito gostoso
- ele para o livro do nada pra dar uma receita
- leonora veio aí pra mostrar que mulher bonita sofre sim eu também padeço desse mal
- ascanio você é um lixo, um nojento, um vendido, homem sem caráter e político corrupto
- pausa pra jorge amado falar que o prefeito da cidade batia punheta no meio da rua e que tinha vereador recebendo propina
- IEEEEEEIIIII QUEIMAAAAA QUENGARALLLLLLL
- tieta foda demais rica e poderosa
comentários(0)comente



Dandara Virgínia | @dandaravmachado 02/04/2021

Finalmente o fim, ou como Tieta do Agreste é mais uma das mulheres de Jorge Amado a me fascinar.
Passei muito tempo pra terminar de ler, devido a dificuldade de me concentrar própria destes tempos, mas Tieta é uma obra maravilhosa!! Vibrante, várias mulheres em uma. A verdadeira protagonista da história. (Adoro Gabriela, mas a história dela com Nacib me irrita, gosto mais dos demais personagens)
Só fiquei triste pela falta de desfecho para os personagens, o que Jorge coloca como proposital. Enfim, uma grande obra. Digna de todo o sucesso que fez.
comentários(0)comente



160 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR