Surrender_Nih 31/05/2023
Sobre traumas e pessoas que importam
Peguei esse livro após a decepção da minha leitura anterior, além de ainda estar no processo de saída da ressaca literária. Devo dizer, me impressionei.
A escrita é simples, mas te envolve facilmente e deixa com vontade de continuar. Não parece, mas o livro vai aprofundando nos acontecimentos, tendo um pico triste que me deixou surpresa. O único ponto falho nesse quesito, para mim, foi o final corrido. Acho que o autor podia desenvolver melhor antes de finalizar, assim como explicar melhor certos pontos. Entretanto, posso dizer que o final não me deixou decepcionada.
Os personagens são interessantes, mesmo com a impressão de que não ia me ligar a eles, me liguei de certa forma. O Finley é um protagonista interessante por esse aspecto comum dele (ignorando todo o mistério acerca de seu trauma), ele é um menino esforçado, que não se destaca, e isso me faz localizar com ele. O Russ é interessante por toda a exploração do trauma e a forma que encontrou de lidar com ele. Achei a amizade dos dois personagens bonita, mas eu peguei raiva de treinador com a leitura, parecia que ele jogava toda a responsabilidade no Finley.
Um ponto em que o livro peca bastante é o desaparecimento de certos personagens do nada, como o Wes e o próprio treinador. Faz parecer que ficou por isso mesmo.
Enfim, é um livro ótimo para sair da ressaca literária. Eu realmente me surpreendi positivamente, mas talvez porque fui sem expectativa nenhuma.
. Quotes:
"As pessoas se preocupam com você se puder ajudá-las a ganhar; caso contrário, não se preocupam"