Thiago 15/07/2022
Miss Marple em sua melhor forma?
Não tão famoso como outros de seus romances, este livro não fica nada a dever aos melhores escritos de Agatha Christie, está fácil no meu top 5.
Na obra, vemos um caso aparentemente insolúvel (uma idosa que viu um assassinato ocorrer num trem emparelhado) sendo desvendado passo a passo por Miss Marple que, neste livro, tem uma participação um pouco mais presente desde o início - o que é sempre bom, pois, de forma geral, a qualidade das histórias é diretamente proporcional ao tempo em que ela aparece -, mas também conta com uma espécie de assistente para fazer o trabalho pesado. E, para a sorte do leitor, essa personagem é extremamente carismática (mesmo que inverossímil para nossa realidade brasileira).
A trama é muito bem construída, fazendo com que o leitor desenvolva diversas teorias sobre o culpado, seus motivos, seus métodos e até sobre a vítima. O fato de haver um número reduzido de personagens só eleva as qualidades da obra e de sua autora, que consegue levar o leitor quase à loucura com suas conjecturas.
Não consegui deixar de ler e nem de compartilhar o que sentia com a história com todos à minha volta, é leitura obrigatória para os fãs do gênero!
Como única ressalva, destaco o título original do livro "4:50 de Paddington", referência ao horário do trem que a personagem toma. Em minha edição, esse trem foi adaptado para às 16h33. Não entendi o motivo e o que foi ganho com a mudança...