@vaisetratarleitora 17/05/2024
Como sempre, o criminoso era quem eu menos esperava
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 63º livro, publicado em 1957.
Essa é mais uma aventura de Miss Marple, que dessa vez contou com a ajuda de uma jovem amiga para conseguir investigar o caso.
Como sempre, Miss Marple apesar de ser a detetive, não é a protagonista da história, e quem realmente investiga e leva pra ela as descobertas é a jovem Lucy, personagem nova e de quem eu gostei muito, espero que ela apareça novamente em outros livros.
Gostei bastante de todo o enredo e desenvolvimento. A Agatha colocou várias situações que me faziam suspeitar de várias pessoas e a única que eu nem achava que podia estar envolvida, era a culpada. O plot do motivo pelo qual estava envolvida e como isso amarrava todas as pontas soltas da história, explodiu a minha mente! Ou seja, mais um livro onde a autora me fez de besta e foi simplesmente ótimo hsausahuash
Só teve uma questão que não gostei, que foi o final em aberto da Lucy, estava shippando tanto ela com o viúvo e no fim, não sei com quem ela ficou, se é que ficou com alguém. Isso me decepcionou um pouco, mas sei que a Agatha não tem boa mão pra romance, então consigo relevar.
Apesar disso, a história é simplesmente excelente e vale muito a pena a leitura.
________________________________________________
Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, e uma delas foi a Agatha Christie's Marple, onde foi adaptado boa parte dos livros da Miss Marple (e até livros onde ela não aparece, colocam ela). A série foi ao ar na Inglaterra entre 2004 e 2013, com cerca de 23 episódios. Ela é estrelada pelas atrizes Geraldine McEwan (2004 - 2009) e Julia McKenzie (2009 - 2013) no papel de Miss Marple.
Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.
Esse livro foi adaptado no 3° episódio da 1ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.
Essa adaptação foi bem decepcionante e ruim.
Ok, mantiveram algumas coisas, mas mudaram outras que eram muito importantes, acrescentaram coisas absolutamente sem sentido e pior, de extremo mau gosto. O que foi aquele doido que tentou abusar da mulher e que já havia feito isso com a esposa do irmão e o policial simplesmente fez vista grossa???? (E eu posso estar muito errada, espero realmente estar errada, pois vi a série legendada e as legendas não são oficiais, mas o cara realmente tentou justificar o abuso dando a entender que era gay?????? Eu realmente espero ter entendido errado, que tenham traduzido errado ou algo do tipo, porque se foi isso mesmo que colocaram na série, foi algo simplesmente ridículo). E vamos lembrar que graças a Deus nada disso existe no livro 🙌🏻
Por essas e outras, esse episódio pra mim, merece nota 1/5.