A Testemunha Ocular do Crime

A Testemunha Ocular do Crime Agatha Christie
Agatha Christie




Resenhas - A Testemunha Ocular do Crime


340 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


minorelli 06/08/2023

Gostei muito da leitura. Recomendo a todos. Agora vou só terminar essa frase para dar os 100 caracteres e liberarem o livro para contar no desafio.
comentários(0)comente



Gabs 06/08/2023

Maçante
Adoro Agatha, mas achei o livro bastante arrastado no começo e senti falta de maior participação de Miss Marple (os outros personagens não são tão carismáticos).
Por muito tempo não acontece nada na trama e eu custei a engrenar a leitura. O tamanho dos capítulos também não ajudou muito.
Definitivamente meu menos favorito de Agatha
comentários(0)comente



Smilinguida 31/07/2023

A testemunha ocular do crime
Eu gosto das investigações feitas pela Agatha em seus livros, mas esse foi o pior livro da Agatha que já li. Eu tento, mas eu acho que nunca vou gostar de nenhuma investigação da Miss Marple. Achei muito arrastado, tinha tudo para ser bom, mas o fato de ser arrastado fez com que a leitura não fosse tão agradável. Demorei mais de dois meses para ler.
comentários(0)comente



Fernanda631 31/07/2023

A Testemunha Ocular do Crime
A Testemunha Ocular do Crime foi escrito por Agatha Christie e publicado em 4 de novembro de 1957.
Trata-se de uma história protagonizada pela detetive amadora Miss Jane Marple.
No início do livro somos apresentados a Sra. Elspeth McGillicuddy que após as compras natalinas entra em um trem para visitar sua amiga Miss Marple e quando o trem em que a Sra. McGillicuddy viajava diminui a velocidade e outro trem acelera, de sua janela ela acaba presenciando algo inimaginável.
Muito cansada do dia agitado, ela está olhando o entardecer do dia da janela do seu assento no trem das 16:54. Quando já é quase noite, o seu comboio cruza com outro trem que vem no sentido oposto. Enquanto observa as janelas que vão passando, ela fica reparando nos seus ocupantes até que, de repente, vê algo que a assombra instantaneamente: um homem estrangulando uma mulher. Apavorada e sem poder fazer nada, ela vê a vida fugir dos olhos da moça, mesmo que tudo tenha acontecido em uma fração de segundos.
Como uma boa cidadã, a Sra. McGillicuddy informa a polícia acerca do que viu, contudo ninguém acredita, pois nenhum corpo foi encontrado. Não obstante, Miss Marple, obstinada, acredita piamente na amiga Elspeth e decide procurar o corpo com a ajuda de Lucy Eyelesharrow.
Após confabular e sondar um pouco, ela decide enviar uma pessoa infiltrada para Rutherford Hall, onde mora uma família chefiada por um velho sovina e arrogante. Lucy Eyelesbarrow, encarregada de espionar a rotina de todos, começa a descobrir pedaços de segredos intrigantes que a fazem pensar que a mulher do trem tenha alguma ligação com eles. Tudo fica ainda mais estranho quando o corpo não identificado de uma moça aparece em um dos sarcófago da propriedade.
De fato, Lucy consegue encontrar o corpo de uma mulher em um sarcófago na casa da família Crackenthorpe, em Rutherford Hall. A família Crackenthorpe é uma família rica e como todos os ricos têm suas excentricidades. O Sr. Crackenthorpe, um velho ranzinza e avarento, e seus filhos: Emma, Alfred, Cedric e Harold, apresentam personalidades muito peculiares. De início o inspetor Bacon não desconfia que a família tenha algo haver com a morte da mulher desconhecida, mas por se tratar possivelmente de uma estrangeira a Scotland Yard entra em cena com o inspetor Dermot Craddock que, por sinal, é amigo de Miss Marple.
Pistas reais e falsas, omissões em depoimentos, fatos estranhos, investigações abrangendo várias hipóteses são lançadas no livro e o leitor é guiado por um intrincado e misterioso labirinto de pistas. O que de início pareceu uma morte desvinculada da família Crackenthorpe, toma contornos familiares, principalmente quando percebemos a ganancia e o desejo dos filhos de que o velho Sr. Crackenthorpe morresse para que pudessem se apropriar da herança. E como a própria Miss Marple afirma que uma morte sempre tende a gerar outras, outras mortes surgem dentro da própria família o que torna o quebra-cabeça, para descobrir o assassino, mais intrincado e emocionante.
Novamente Agatha Christie desenvolve personagens complexos, e trilha diversos caminhos para a investigação, não perde o foco e faz com que o leitor, instigado, dê um de detetive e tente, desesperadamente, descobrir o assassino. A linguagem e a esperteza de Christie conseguem envolver o leitor do começo ao fim do livro.
Um dos fatores que me fizeram gostar muito da história foi o fator da incerteza. A narrativa já começa com alguém testemunhando um SUPOSTO assassinato, essa pessoa NÃO TEM CERTEZA do que viu, e NÃO PODE PROVAR o que viu. Logo, existem muitas variáveis contra o que foi visto. Mesmo após um corpo ser encontrado em um local muito conveniente e que corrobora para a linha de raciocínio de Miss Marple, não se pode afirmar que se trata da mesma moça do trem. Logo, se tratam de dois crimes ou do mesmo acontecimento?
Outro fator é a suposta falta de conclusão. Parece que quanto mais fundo se entra nos segredos da família, mais parece que o crime do trem não foi real e que o corpo encontrado é apenas um incidente alheio a família. Cada prova encontrada tem uma contraprova que desmonta a teoria.
Ninguém sabe matar tão bem seus personagens como Agatha Christie e ninguém sabe encontrar um sentido para a morte de forma tão plausível como ela. O livro é envolvente e encantador, acredito que nem todos os leitores conseguem descobrir o assassino, mas em momento algum Miss Marple deixa a desejar, principalmente para aqueles leitores que são fãs de Poirot, não há frustração, apesar de que com Poirot a investigação se torna mais emocionante, pois ele vai atrás das provas, já Miss Marple segue outra linha investigativa.
comentários(0)comente



Paula.MTerra 30/07/2023

A testemunha ocular do crime
Gostei muito!
Não é por acaso que os livros da A Christie são tão famosos! A leitura é totalmente viciante e o final nunca o esperado!
Recomendo pra quem gosta desse tipo de leitura.
comentários(0)comente



Natalia2051 29/07/2023

Nhé
Já pensei q não seria mt bom pelo nome(julguei muito confesso), mas durante a leitura a esperança ia crescendo um pouco, mas no final foi ruinzin msm, não tem o que fazer.
As investigações eram ótimas, os personagens envolventes e o crime parecia perfeito, mas o assassino e o motivo foram péssimos. Tanta grandeza e confusão na história pra ter esse desfecho, sério.
Recomendo por ser Agatha, mas não por tudo que reclamei, ela tem outros MT melhores, por isso o: 4/5 ?.
comentários(0)comente



Sopa 25/07/2023

Como não gostar de um livro da Rainha do Crime?
Esse é o 21° livro que leio da Agatinha (apelido carinhoso dado por mim a minha autora favorita, Aghata Christie, que por acaso é quem escreveu esse livro, irônico não?) E toda vez eu me apaixono mais pela escrita e manuseio da história que essa mulher tem, oque ela faz é magia.Voce se prende até o última minuto e quer mais toda vez. E por fim eu imploro, com quem Miss. Eyesbrown fica no final? Diz que é o Bryan, POR FAVOR!
comentários(0)comente



filipe.santos2 17/07/2023

O prazer de rever Miss Marple
Foi uma ótima surpresa me deparar com esse livro. A trama envolvente, o pedido por apenas mais um capitulo foram aspectos constantes na minha leitura. O protagonismo e destaque de figuras femininas torna o livro cativante. Lucy Eyelesbarrow é um achado precioso.
A clássica trama de um assassinato se entrelaçando com assuntos de herança familiar é o melhor. E a sondagem de Miss Marple sobre o caso é gratificante de se ler.
comentários(0)comente



clara 14/07/2023

Miss Marple se superou!!
Eu geralmente tenho uma preferência pelos livros com o Poirot, mas eu amei esse aqui!!
tem de tudo e você fica realmente empolgando lendo, além de tentar resolver o caso, temos romances, intrigas familiares, esposas misteriosas e muito mais, é simplesmente perfeito ??
comentários(0)comente



Dhampirraj 12/07/2023

Primeiro livro de mistério (depois da Turma dos Tigres)
Amei a narrativa. Achei interessante que não é narrador personagem, e sim foca na história. Bem diferente dos outros livros que li. Conciliando a leitura com final de semestre, demissão e início de outro emprego, foi excelente em meio a uma rotina puxada.

Gostei do desenrolar e do desfecho. Houve momentos intensos e momentos calmos, e em geral foi uma leitura muito agradável.

Não dou cinco estrelas apenas porque sinto que poderia ter tido "mais", mas não sei explicar exatamente o quê. Fora isso, fiquei muito curiosa pra ler os outros livros da Miss Marple.
Amei a Lucy.
comentários(0)comente



ca ;) 05/07/2023

Gostei bastante, me surpreendeu pq eu esperava mto menos desse livro, achava q o plot seria paia e no fim foi mto bom, gostei!!
comentários(0)comente



Be 05/07/2023

Misterioso
Fazia tempo que não lia esse tipo de livro e fiquei bem entretida e curiosa para ler mais e voltar com esse gênero de leitura. História muito boa mas o final não gostei tanto do assassino mas ainda assim valeu a leitura. Vou ler mais livros da Agatha Christie.
(chocada que no fim do livro uma personagem fica puta que crime capital foi abolido e fala que o assassino merecia morrer; me chocou pois o livro é antigo a ponto de ter sido escrito numa época que a forca ainda existia)
comentários(0)comente



Rahisa.Helena 02/07/2023

Testemunha ocular do crime?
Senti empolgação apenas no início, o "meio" da história poderia ter sido mais dinâmico. Gostei da resolução do caso, bem simples e objetivo, e em nenhum momento eu cheguei a suspeitar do assassino justamente por não haver ligação. Porém, me incomodou o artifício que Miss Marple usou para o reconhecimento do criminoso, achei bem nada a ver, no meu entendimento essa situação foi desnecessária pois ela já sabia quem era ele, e a testemunha não viu o rosto propriamente. Outro ponto que me desagradou foi que mais uma vez eu senti Miss Marple meio apagada. Mas no geral é um bom livro.
comentários(0)comente



Carolina.Calvi 01/07/2023

Gostei bastante
Um assassinato de uma estranha ocorre e vai parar no celereiro de uma filha desregulada. Miss Marple resolve em 1 dia o que a polícia não descobriu em todo o livro. Amo essa velhinha.
Como sempre levei um baile da Agatha e errei feio quem eu achei que seria, cheguei a suspeitar de leve mas descartei logo por que não entendi a ligação. Mas pelo menos não foi algo mirabolante. Como disse a Miss M. a solução era mais simples do que parecia.
comentários(0)comente



Maty 17/06/2023

Quinto livro da Agatha Christie que leio. Queria destacar que eu adorei o núcleo de personagens desse livro, principalmente os personagens femininos. Como sempre, errei quem era o assassino e eu tinha muita convicção na minha teoria mas acabei errado (passei muitooooo longe). Pela primeira vez, o final desse livro não foi mirabolante, na verdade foi bem simples e isso foi um ponto positivo pra mim.

Destaque pra personagem Lucy que eu amei de paixão, espero que ela apareça em outras obras.

No geral, é uma leitura muito agradável.
comentários(0)comente



340 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR