Lê Golz 21/09/2016Comovente e fofo!Raros são os livros envolvendo o amor canino que não me atraem. Haatchi & Little B é uma obra de não-ficção da Editora BestSeller, e me prometia desde sua descrição, uma história emocionante e inspiradora.
A obra gira em torno de Haatchi, um pastor-da-anatólia, que foi amarrado aos trilhos de um trem em um tremendo ato de crueldade, e de Little B, uma criança fofa que enfrenta diariamente os obstáculos que a síndrome Schwartz-Jampel acarreta. Dois seres inegavelmente sofridos, com histórias que pouco parece ter em comum, mas que com uma obra do destino irão se cruzar. Haatchi teve que amputar grande parte da perna e do rabo, o que lhe deu certa dificuldade para andar, e Little B, por sua vez, também têm suas dificuldades de mobilidade. O menino tímido e recluso que antes não queria sair de casa, viu sua vida mudar quando sua família adota Haatchi. Ele percebe o quanto o cãozinho é forte e feliz apesar de sua deficiência, e resolve que quer ser como seu mais novo amigo. É o momento então de mudanças, que definiriam para sempre a vida dos dois.
Wendy narra a história de uma maneira simples e objetiva, mas é possível se emocionar em diversos momentos. Ver a evolução de Little B e sua vontade de viver após se tornar amigo de Haatchi é enormemente inspirador. A escrita da autora é detalhista nesse sentido, assim como nos fatos que antecederam e sucederam o encontro dos dois. Com uma narrativa ágil, o livro pode ser lido muito rapidamente. A escrita da autora me lembrou bastante documentários sobre histórias reais.
Ao longo da leitura é fácil se emocionar com toda a evolução desses dois amigos. Quem é apaixonado por cães certamente se comoverá com a história de Haatchi e tudo que ele ainda enfrentará com a perda de uma das pernas. Do mesmo modo, facilmente nos emocionamos com toda a transformação de Little B, que agora vê a vida de uma maneira diferente. A família de Little B é incrível e nunca mediu esforços para proporcionar a ele o melhor da vida, apesar de todas as dificuldades financeiras.
O livro ainda conta com uma ótima diagramação. Como toda boa biografia, a obra têm fotos da família e de Haatchi e Little B em seus melhores momentos. O brilho no olhar de Haatchi me surpreende até de longe. Se você ler irá entender.
"'Algo em Haatchi induz as pessoas a fazerem coisas incríveis', disse Collen. 'Todos querem compensá-lo pelo que aconteceu. Por ter visto o pior da humanidade, ele desperta o melhor dela nas pessoas.'" (p. 111)
Haatchi & Little B é um livro com uma história real incrivelmente comovente e inspiradora. Adorei conhecer todos os envolvidos nessa amizade tão linda entre um menino e seu cão, e toda a transformação de ambos após o primeiro encontro. Para um apaixonado por cães esse livro é uma leitura obrigatória. Leia e se deixe inspirar e crer que a superação é sempre possível!
site:
http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/08/resenha-haatchi-little-b.html