Margot

Margot Alfred de Musset




Resenhas - Margot


23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2


GiSB 29/01/2024

Ingenuidade feliz
França. Seculo XIX. Paris e o campo.

Jovem campesina vai para Paris para trabalhar em casa de madame como dama de companhia.

Acaba por se apaixonar por jovem militar, filho da madame, sua patroa. O rapaz não corresponde tal amor, pois mais velho que a moça e de outro círculo social.

A moça sempre cultivando um amor platônico, não correspondido pelo jovem, assim que descobre que o mesmo vai se casar com outra moça, então a dama de companhia resolve se suicidar num rio.

Ela é salva da morte por afogamento, por um rapaz, amigo da moça, mas um ano mais jovem do que ela. Esse mesmo rapaz Salvador vai se casar com ela. Terão filhos e num futuro não muito distante receberam um viajante, um militar retornando de campanha, que se descobre o antigo moço por quem a antiga dama de companhia era apaixonada. Eles descobrem que sua antiga patroa faleceu e brindam aos mortos e aos filhos saudáveis da campesina.

Fim.
comentários(0)comente



Fiorenzano 05/06/2024

Mais um que li por indicação. É uma leitura bem fácil e gostosa de acompanhar, faz você se sentir com com 15 anos de novo. Se você está procurando um livro para ler e não pensar em nada, é esse!
comentários(0)comente



vasilisamorozko 01/12/2020

Minha Lista De Releituras Só Cresce
“Sensatez é uma qualidade que dá trabalho para se conseguir, e que quando se quer ser unicamente sensato muitas vezes é preciso sofrer, enquanto que para cometer tolices basta apenas deixar correr.”

#96 - Tem algo de errado com a tradução dessa coleção, quando li o primeiro dela eu não gostei, achei que a história era fraca e afins, depois outro e outro e eu sempre ali sem gostar aí fui ler um conto que sempre amei e qual a minha surpresa ao ver que aquela leitura tinha sido horrível e cansativa, fui pesquisar e vi pessoas falando que a tradução não era das melhores e tenho que concorda, algo faz a leitura não ser dinâmica. Por isso acho que não aproveitei o quanto deveria dessa história coloquei ele na pilha de releituras e estou a procura de uma nova edição pra poder tirar uma conclusão melhor.
comentários(0)comente



Douglas 23/12/2018

Margot
Eu tenho pouco conhecimento da literatura francesa, e estou dedicado a reparar esta falta.
Então, por influência dos poetas românticos brasileiros que muito citam Musset como uma de suas influências, e resolvi começar por ele.

Entretanto, acredito que "Margot" não foi uma boa escolha. Eu sabia que não era a obra mais bem recebida do autor, mas ainda assim escolhi começar por ela.

Entretanto, a história é insípida, previsível e com personagens rasos sem qualquer carisma. Acredito sim, que Musset refletia a sociedade campestre e parisiense de seu tempo, com todas as suas diferenças. Mas isso é feito de modo tão superficial e dicotômico que chega a ser enfadonho.

O fim da história, ao menos, traz certa emoção e personalidade. Mas não consegue salvar seu todo.

Espero mais de Musset e da literatura francesa. E pretendo tentar de novo em breve.
comentários(0)comente



Sílvia 06/09/2018

Esperava mais
Margot
Primeiro livro da coleção novelas imortais de que eu não gostei. Faltou muita coisa para fazer a história ser interessante. Depois de O Conde negro, Um coração singelo, O clube dos suicidas e de A fera na selva, esperava algo de hiper nessa novela literária.
A jovem Margot é convocada pela madrinha a servir como sua dama de companhia e acaba se apaixonando pelo filho da mulher.
comentários(0)comente



Celso 06/09/2017

Livro leve
Eu gostei da história, é um livro leve e engraçado. Conhecia as poesias de Musset, esse livro é o segundo que eu leio dele em prosa, é fino mas vale à pena.
comentários(0)comente



Vanessa França 26/09/2016

A pequena Margot, filha de agricultores pobres, em seus dezesseis anos se acostuma muito rapidamente a uma vida luxuosa. Ela conheceu Gaston, o filho de um patrono rico que vai ajudá-la a entender todas as contradições do coração e da razão ...

Em Margot de 1838, Musset por vezes intervém para indicar alguns pensamentos ou corporação filosóficas.
"É que a sabedoria é um trabalho, e para ser apenas razoável, temos de dar um monte de problemas, enquanto que para bobagens, você só tem que deixar ir. "

Uma análise profunda do psicológico despertar do amor nesta menina, ao pensar na "alegria de uma família".

"Sentar-se entre os seus oito irmãos, ela brilhou e se alegraram a vista, como um milho em um bouquet de trigo. "

Um conto alegre, e diferente do que estou acostumada a ler, por ser um conto antigo não torna a leitura pesada pois é um livro bem rapidinho de ler.


site: https://geeklivroseresenhas.blogspot.com.br/2016/09/margot-de-alfred-de-musset-lancado-em.html
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR