Cosmos

Cosmos Carl Sagan




Resenhas - Cosmos


266 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Murilo Henrique 25/02/2022

Carl Sagan e suas valiosas reflexões
O livro Cosmos originalmente publicado no ano de 1980 pelo reconhecido e renomado astrônomo Carl Sagan, traz consigo reflexões e abordagens de temáticas relacionadas ao estudo do Universo e seus acontecimentos no decorrer de 14 bilhões de anos. Cosmos reúne assuntos interligados a vida humana, contextos antropológicos e filósoficos, temáticas relacionadas à astronomia e nossa ocupação e função nesse fantástico universo. O livro que na verdade é uma verdadeira obra prima de conteúdo rico em conhecimento traz consigo várias reflexões e pensamentos de como e tão rara é a vida humana no universo e principalmente nesse nosso hostil e frágil planeta Terra onde nos adaptamos a vida. Presunções e questionamentos do futuro da humanidade, também se fazem presentes, onde nos fazem indagar o valor da vida e a valorização da espécie humana em meio a problemas nucleares, tecnológicos e a também a nossa possível autodestruição. A leitura é bastante fluída e marcada pela nossa existência em meio ao Cosmos que se define como evolução de tudo que existiu, existe e existirá! Recomendo a todos os leitores que buscam uma resposta da nossa existência no universo, aos que gostam de Astronomia e principalmente aos que se interessam pelo nosso futuro, em geral, pois somos totalmente dependentes da ciência e tecnologia!
Naiara 25/02/2022minha estante
Uau ????




Prof. 04/12/2022

Top
Sem dúvida, meu cientista do coração ?. Seus ensinamentos sobre questionar e buscar os fatos científicos, sem dúvida estão carentes em nossa sociedade. Sempre atual e sensacional. Destaque, também, para o seu livro O mundo assombrado pelos demônios, que também é muito rico! Recomendo!!
comentários(0)comente



Vinicius Nathan 23/08/2020

Está obra é muito interessante, pois consegue juntar vários assuntos além da astronomia, como história, filosofia etc. e conecta de forma incrível todas essas disciplinas. Carl mostra, além do talento para o conhecimento astronômico, uma sublime e atual entendimento sobre as questões da nossa sociedade.
comentários(0)comente



Dori.JR 01/09/2020

Uma obra que todos deveriam ler!
Como começar? Conheci Carl Sagan por um vídeo, no YouTube, no canal do jovem nerd. Assim que ouvi sobre suas realizações e suas obras, me apaixonei! A forma que Sagan explica um conteúdo de difícil compreensão é fascinante! Ele conversa com você, usa personalidades históricas para te ensinar física, química e história. Sim, o que mais tem neste livro é história. o autor fala muito sobre a grande biblioteca de Alexandria, e como sua destruição impactou em nossa compreensão do cosmos. Em suma, é uma obra magnífica, que vale a pena ler e reler.
comentários(0)comente



Luiiz. 09/07/2021

Interessante
Esse livro traz várias questões muito boas sobre o mundo, o universo e sobre a humanidade, mas é extremamente repetitivo principalmente depois da metade do livro, vc vai ter uma sensação que tá voltando as páginas e nunca acaba...
comentários(0)comente



Marcos.Alexandre 25/01/2022

Um livro bem dinâmico e com uma linguagem bem acessível. Viajamos desde os primórdios da civilização até os confins do universo.
comentários(0)comente



Marco459 25/06/2024

Recomendo pra quem curte astronomia
O autor percorre os segredos do universo , e é muito feliz em despertar em nós , leitores, a curiosidade sobre o cosmos . Em uma época na qual bilionários tem seu próprio programa espacial com o intuito de tornar a raça humana interplanetária é uma delícia se debruçar sobre o livro e suas reflexões . Quem dera tivéssemos menos dinheiro gasto com guerras e mais dinheiro gasto com conhecimento do cosmos?
comentários(0)comente



Valeria.Pinheiro 30/08/2020

Incrível!
?É possível acreditar que todo o passado não é mais do que o começo de um começo, e que tudo que é e que foi não é senão o crepúsculo do amanhecer. É possível acreditar que tudo que a mente humana jamais realizou não é senão o sonho antes do despertar (...)?.
H. G. Wells
comentários(0)comente



Diego Rodrigues 29/11/2020

Ás vezes, as perguntas são mais importantes do que as respostas
Em 1976, os veículos de solo das sondas espaciais Viking finalmente aterrissaram em Marte. Era a primeira vez na história da humanidade que o homem "tocava", ainda que remotamente, a superfície de outro planeta. Em sua equipe, o Programa Viking contava com o cientista, físico, astrônomo e astrofísico (entre outras ocupações) Carl Sagan. Enquanto o meio científico borbulhava de possibilidades diante das novidades que chegavam do planeta vermelho, a imprensa mundial pouco, ou nada, compartilhava dessa empolgação. Sagan acreditava que o interesse científico, ou pelo menos a sua curiosidade, era intrínseco ao ser humano, uma vez que estamos conectados a todo o cosmo, e só precisava ser corretamente estimulado. A forma como a ciência chegava ao público não era adequada. Além disso, a tecnologia que podia nos levar a exploração do espaço era a mesma com a qual podíamos nos autodestruir (e ainda podemos) em uma guerra nuclear. A ignorância era uma arma perigosa e deveria ser combatida. Nascia então o projeto Cosmos, uma série de divulgação científica com forte apelo popular e humano, que incomodou os fundamentalistas religiosos, apresentou algumas ideias proféticas de Sagan e foi o ponto de partida para a formação de inúmeros futuros cientistas. Dividida em treze episódios, a série veio acompanhada de um livro que leva o mesmo nome e é também dividido em treze capítulos, sendo cada um deles correspondente a um episódio da série televisiva. E é sobre Cosmos, livro e série, que venho tratar aqui hoje.
.
"Uma viagem pessoal", esse é o subtítulo da série Cosmos e resume muito bem o tempo que passei acompanhado por Carl Sagan. Foram meses de leitura e assistindo a série. Uma jornada na qual, quando cheguei ao final, já não era mais o mesmo do princípio. Cosmos foi uma leitura que me surpreendeu muito. A começar por não ser um livro somente sobre o espaço, ideia que o título e capa podem transmitir quando nos deparamos com ele numa prateleira. Cosmos é o contrário de caos e parte da ideia de que existe uma ordem em todo o universo e de que todas as coisas nele estão interconectadas. Logo, vai tratar também de física, química, biologia, geologia, história, filosofia, antropologia e muitos outros temas, porém de uma forma que eu até então nunca tinha visto: totalmente humana e não técnica. Brilhante em várias áreas, Sagan também o é na escrita e na arte de se comunicar em geral. Seja através das páginas ou das câmeras, a forma como ele transmite o que quer dizer é única e ao mesmo tempo universal. Não é raro se emocionar em alguns momentos, como eu me emocionei, afinal sua prosa é repleta de sentimento e nos deixa com a sensação de que estamos tendo um profundo diálogo com o autor. Você pode não ter gostado de ciências na época da escola mas garanto que nenhum professor a apresentou como Sagan o faz aqui.
.
Vivemos uma época em que a negação da ciência e o culto a ignorância estão muito presentes em nossa sociedade e Cosmos é um verdadeiro antídoto contra isso. Tales, Pitágoras, Demócrito, Platão, Eratóstenes, Ptolomeu, Hipatia e muitas outras mentes brilhantes habitaram nosso planeta até a destruição da Biblioteca de Alexandria e o início da Idade das Trevas. Foram então aproximadamente mil anos de perseguição e repressão contra aqueles que buscavam o conhecimento. Só após o Renascimento, os estudos foram retomados e Da Vinci, Copérnico, Kepler, Huygens, Newton, Einstein e outras mentes questionadoras voltaram a surgir. Quanto se perdeu nesse obscuro período em que a humanidade permaneceu "adormecida"? Poderia acontecer uma segunda era das trevas hoje? Será que podemos fazer algo para impedi-la?
.
Apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1980, e mesmo com todos os avanços científicos que ocorreram desde então, a obra envelheceu bem. Claro que em quarenta anos muita coisa mudou, algumas teorias se mostraram proféticas enquanto outras foram refutadas, algumas correções se fizeram necessárias. As notas do livro e os vídeos de atualização da série cumprem muito bem esse papel. Mas o cerne da questão, a forma como compreendemos o universo e o uso que fazemos de nossa inteligência e tecnologia, permanece. O toque humano que Sagan deu a ciência faz de Cosmos, livro e série, uma obra universal e atemporal. É um convite ao pensamento crítico, uma obra que apresenta muito mais questões do que respostas e um alimento para a mente. Embarcar nessa viagem é também iniciar uma jornada de autoconhecimento e transformação pessoal.

site: https://discolivro.blogspot.com/
comentários(0)comente



Eduardo 28/10/2009

Resenha do meu blog... Cosmos, de Carl Sagan
Depois do meu próprio livro, deve vir um comentário mais sério. Mas um primeiro é difícil escolher. E como não tenho lido nada ultimamente, essas resenhas iniciais ficam a cargo do que já li. E entre tudo que já li, o grande é “Cosmos”.

Cosmos, não é apenas um livro. É um grande projeto. Foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. É um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais.

Sagan tem, no mínimo, carisma. Na série televisiva isso fica explícito. Talvez não tão bem, para quem viu a versão dublada, com a ‘qualidade’ típica dos anos 80. Mas quem escreve, é alguém que leu (e em alguns casos releu) toda, ou quase toda (se tratando de um autor de vários projetos em parceria), a coleção bibliográfica de Carl. Cosmos é um tira-gosto de tudo que Carl tem a oferecer. Um convite que deixa um gosto de “quero mais”.

(...) Leia o resto no blog Coluna Literária

http://colunaliteraria.wordpress.com/2009/10/05/cosmos-por-carl-sagan/
comentários(0)comente

paulo 14/09/2011minha estante
Eduardo, o que você chama de dublagem com a qualidade típica dos anos 80? A de hoje seria o que?




@quixotandocomadani 07/03/2022

"A Terra é um mundo minúsculo e frágil. Tem que ser amada e bem cuidada."
Os três pontos que mais marcaram na leitura de “Cosmos”.
•O tempo dá alguma dimensão de qto somos pequenos e únicos.
•A espécie humana é fruto de uma sequência infinita de acasos.
•Tudo está ligado: astronomia, biologia, química, geologia, historia, antropologia, arte e filosofia.

Um resumo dos assuntos que mais gostei em cada capítulo:

CAP 1 – diversidade e grandeza do nosso universo. Pincelada por Alexandria, período de grande crescimento científico e cultural.
Cap 2 – como surgiu a primeira coisa viva e como a vida evoluiu? evolução= seleção natural x mutações. Morte e Tempo: são os segredos da evolução.
Cap 3 - século III a.c - Egito, Alexandria - nos céus existe um imenso calendário e a aptidão para ler era caso de vida ou morte: sol, lua e as estrelas são guias, indicavam quando caçar, semear, colher e se deslocar. Um resumo sobre os principais matemáticos e suas leis: Ptolomeu, Copérnico, Kepler, Newton
Cap 4 – várias informações sobre Marte e Vênus. Vênus ferve de calor 480ºC, é quente demais. Marte é frio demais. A Terra está na medida. Nossa inteligência e tecnologia nos deram o poder de afetar o clima. Como vamos usar esse poder?
Cap 5 – resultados das espaçonaves que tentaram pousar em Marte, (achei essa parte exageradamente descritiva). Depois que a Viking I consegue pousar, descreve a paisagem, atmosfera e possibilidades de vida no planeta vermelho.
Cap 6 – Jupiter e suas luas: trajetórias da espaçonave Voyager 2 e sua chegada a Júpiter, descobertas dos satélites galileanos,
Cap 7 – A nossa galáxia (Via-Lactea) é apenas UMA das 200 bilhões que existem. Somos só um pontinho nesse universo. Compreender onde vivemos, onde estamos, quem somos, a exploração faz parte da nossa natureza.
Cap 8 – Espaço e tempo estão entrelaçados. Velocidade da luz (o tempo passa mais devagar perto dela). Einstein e suas teorias/ leis.
Cap 9 - o que são as estrelas? átomos, prótons e elétrons no nosso dia a dia. Supernova: explosão de uma estrela. Somos feitos de material de estrelas. Poder e importância do Sol.
Cap 10 - big-bang - transformação da matéria e energia, ali o universo começou uma expansão que nunca mais cessou. Mitos sobre a criação do mundo em algumas culturas.
Cap 11 – a importância da memória para nossa evolução. Livros são uma forma de viajar através do tempo e acessar a sabedoria dos nossos ancestrais. Luto pela destruição da tão rica biblioteca de Alexandria.
Cap 12 – hierogliflos, códigos, simbolos – antes da escrita como tentavam decifrar a comunicação das antigas civilizações. Temos uma linguagem comum: a ciência e a matemática. Essas leis são as mesmas em todos os lugares.
Cap 13 – nossas energias tem sido muito mais direcionada para guerra. À medida que nossa tecnologia se aprimorou, as armas de guerra tbm se aprimoraram. O desenvolvimento de armas nucleares levará à catástrofe global. Precisamos escolher qual destino queremos para a Terra.




site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/
comentários(0)comente



Raul113 25/12/2020

Uma verdadeira declaração de amor pela ciência
Cosmos representa todas as possibilidades que estão em aberto para nós humanos. Tudo o que podemos vir a ser e onde podemos chegar. Porém, ainda somos nós, humanos, que somos o nosso maior obstáculo.
comentários(0)comente



Lukas.Vinicius 26/12/2020

Um livro que te leva literalmente pro espaço!
Meu cientista favorito ao lado de Hawking, Carl Sagan consegue trazer tudo, exatamente tudo, sobre ciências, divulgação científica e pseudociência nesse livro, arrisco dizer que é a maior e melhor obra de ciência ao lado de "Principia" de Newton. Esse livro é para doutores, professores de universidades, graduandos, alunos de ensino médio,fundamental e para qualquer outra pessoa! Carl conseguiu trazer uma obra universal e atemporal, faz o leitor se maravilhar com o universo e os seus mistérios, resumindo: é um livro perfeito para leigos e experts, pois todos nós pertencemos ao Cosmos.
Gilti_ 31/12/2020minha estante
Cara deve ser um prato cheio pra quem gosta do assunto. Pensando em ler mas tem coisa demais na frente.




Mateus.Resende21 20/06/2021

Um ótimo livro pra quem tem interesse em astronomia mas não sabe por onde começar. Nele, Carl Sagan nos leva a uma viagem no tempo contando como surgiu o pensamento científico e as principais obras e autores que possibilitaram o surgimento da astronomia como ciência.
Este é um livro que também nos instiga a pensar em questões fundamentais relacionadas ao desenvolvimento da humanidade como sociedade e nos faz sentir mais próximos do planeta onde vivemos.
comentários(0)comente



Lyanna Moser 01/10/2020

Cosmos
'Nosso amor pelas estrelas é grande demais para termos medo da noite.'

Cosmos de Carl Sagan é sem sombra de dúvidas um livro que pode transformar vidas.

Com uma profunda paixão e reverência pela ciência e pelo universo, o autor aborda assuntos como geologia, antropologia, biologia, história e muita astronomia.

Durante a leitura, descobrimos que acontecimentos simples são na verdade complexos e maravilhosos.

Cosmos nos faz questionar, refletir e, principalmente, buscar entender mais sobre nosso lugar como ser humano nesse universo tão vasto.

Sendo um livro de divulgação científica, é perfeito para aqueles que se interessam pelas ciências ou querem começar a ler mais sobre esse assunto.

Minha opinião: Eu sempre fui apaixonada por esse mundo da astronomia e da ciência, mas não pesquisava sobre isso há anos. Cosmos reavivou esse amor em mim - e já vou avisando, é um caminho sem volta - e comecei a ler muito sobre o assunto depois.
comentários(0)comente



266 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR