Pamela.Pugliano 29/04/2023
"Faço estágio para ofício de pássaro."
Esse é uma romance histórico bem completo. Aqui temos a história romanceada de Santos-Dumont - sua vida, o rapto do seu coração e sua morte. Ao longo do livro você vai passando do presente ao passado, desde a infância até a busca incessante de dar ao homem asas.
Bom, esse livro é mais uma das minhas buscas por sair da zona de conforto. Conhecer mais sobre a vida desse brasileiro extraordinário foi muito interessante. O que mais me impressionou foi descobrir como um ser humano tão excepcional teve sua vida tão entrelaçada com a solidão. Mesmo rodeado de pessoas, ele se isolava. Ao mesmo tempo, tinha uma lábia e um tino comercial fortíssimo, envolvendo é claro, sua busca por um meio de transporte que possibilitasse o homem voar. Sem nunca desistir, auto didata, cercado de pessoas que o admiravam imensamente, ele se destacou simplesmente sendo quem era.
Não nego que a parte da infância e de como suas ideias e ideais se consolidaram foi beeeeem cansativa de ler, mas as partes no presente, em como a história trouxe a questão do sumiço do seu coração e, é claro, sobre sua morte, eu curti bastante. Até a maneira como o autor abordou de maneira sutil sobre sua sexualidade, foi bem trabalhado. Algumas passagens foram muito bonitas de serem lidas.
Enfim, leiam. Eu recomendo porque ao longo da leitura a gente vai se interessando mais pela peça chave - Santos-Dumont. Leitura recomendada. Aproveitem.