Morgana Brunner 15/11/2016
Resenha l O Mistério de Boa Esperança - Dan Folter
Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha de um livro que foi cedido pelo autor da obra, fiquei bastante contente e encantada diante da edição que está muito bela. Demorei alguns dias para realizar a leitura por causa da aula, mas seria uma leitura bem rápida e envolvente em todos os momentos.
Dan Folter foi um querido comigo, escolhendo o Segredos Literários entre tantos, me senti tão feliz e ansiosa para ler, quando a obra chegou fiquei tão animada que foi o primeiro da lista de leituras e não me arrependi em nenhum momento.
Daniel sempre teve vontade de ir conhecer lugares novos e tranquilos, onde pudesse desfrutar da natureza e assim se encontrar em paz, mas sua mãe acreditava que ele iria para o litoral aproveitar a movimentação e se divertir o máximo que desse. Mas, não fora assim, o rapaz acabou mudando os planos de uma maneira secreta e indo para uma cidadezinha do interior que poucos conheciam.
"Esta cidade já foi um paraíso. Tudo era tranquilo. As ruas e as matas eram seguras. Até o dia em que eles apareceram por essas bandas. - Disse o homem com olhar disperso, como que vendo imagens daquele tempo em sua mente." Pág. 61
Resolvera que iria para Boa Esperança, onde sempre tivera imensa curiosidade em conhecer, pela cidade ser pequena, bem do interior e possuir pontos turísticos encantadores, cheio de cachoeiras e a natureza era o principal aspecto para que a cidade ficasse algumas vezes movimentada, o sossego era o que todos queriam e Daniel estava com a mesma procura, mesmo indo escondido de sua mãe, que não desconfiara de nada.
Já por outro lado, os amigos de Daniel estavam entediados pois não sabiam o que iriam fazer nas férias, queriam diversão e aproveitar o máximo que pudessem conhecer lugares novos e assim quem sabe arranjar uma namorada, não seria as melhores férias né? Entre todos os rapazes, um possuía uma tia que tinha uma casa em uma cidade do interior desocupada e pouco frequentada, resolveram então fazer tal viagem e pegar a casa emprestada.
"Distraídos, os dois homens não perceberam a presença dos dois rapazes e continuaram o que quer que estivessem fazendo." Pág. 108
Todos estavam em seus devidos locais e prestes a viajar, mas ninguém sabia como seria quando chegasse a Boa Esperança. Daniel tivera certa vergonha a cada vez que tinha que falar com alguma pessoa e assim conseguia ir indo vagamente e tirando suas dúvidas com pessoas que aparentavam estar de bom humor para lhe ajudar, pois a timidez o perturbava em todas as situações.
Mas, ninguém sabia o que aquele lugar trazia à tona, seria uma tristeza e até mesmo um mistério que estaria a ser descoberto ao passar dos dias, férias não seria o simples caso de todos os garotos, queriam aproveitar, mas os casos estavam ali para serem investigados, seria o momento de descoberta e envolvimento.
"Ele se certifica de que ninguém o seguiu antes de abrir a porta para encontrar do lado de dentro cinc seres humanos que vieram procurar por sua ajuda." Pág. 161
Pois de um tempo para cá tudo estava se tornando diferente e estranho naquela pacata cidadezinha, desaparecimentos estavam a vir à tona e o desespero nas pessoas aumentava a cada dia que passava, pois não sabiam se os filhos estariam vivos ou do seu lado, todos estavam à procura de quem ou o que está fazendo isso, tanto com pessoas quanto com os pequenos animais, um mistério estava para ser solucionado, mas todos tinham medo de se envolver com algo que poderia ser tão grave.
Mas, os rapazes estavam atônicos e alvoroçados querendo descobrir o que estava a acontecer naquela cidadezinha que antigamente trouxera tanto sossego, seria algum risco a seguir? Isso eles não sabiam, mas por ironia do destino se envolveram de maneira brusca e arrebatadora, que poderia tirar a sua vida e de quem estivesse ao seu lado, seria um momento de enfrentar o que cercavam e descobrir o porquê de eles serem escolhidos. Afinal, gente de fora chama a atenção só pelo fato de respirarem.
"Aquilo tudo era muito estranho, mas não provava nada, então continuou procurando até que algo chamou a sua atenção." Pág. 208
O inesperado iria acontecer, diversos envolvidos e até mesmo suspeitos que nunca iriam imaginar que tivessem relação, seria obra do destino? Ou algum animal, ser humano que estava a matar tudo que via a sua frente e receber algo em troca, isso seria um mistério que poucos imaginavam serem capazes de ser solucionado, se não fosse por tais pessoas, os rapazes? Eis que deixo a dúvida no ar, lembrando, quem menos esperamos sempre acaba chamando mais atenção.
O Mistério de Boa Esperança é um livro realmente cheio de segredos e suspenses, ele nos leva a um mundo mágico de imaginação, nos leva a pensar em coisas e no final são opostas, brinca com a nossa realidade e nos revela o verdadeiro. Foi uma obra viciante, que nos leva a um final surpreendente e que nunca pensaríamos que chegasse a acontecer.
Além do mais a escrita do Dan é maravilhosa, com uma escrita fácil de ser compreendida e divertida, viciante ao ponto de querer terminar o quanto antes para saber o desfecho e depois ficar triste. A edição está bem bonita, letras legíveis e grandes, na cor preta, não achei nenhum erro em relação a ortografia, a não ser que eu tenha passado, mas não notei nadinha.
Recomendo esse livro para quem goste de um bom suspense e que seja surpreendido no desfecho.
site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2016/10/resenha-l-o-misterio-de-boa-esperanca.html