Geane.Gouvea 21/07/2024
Desafio "Clube da Ana Lu"
#livro4
Joana D'arc, santa ou bruxa?
Antes de ler algo sobre ela, me vi fazendo essa pergunta, e talvez ouso dizer não só eu, mas enfim já tenho o resposta!
E então, vou pular o livro de Março (atrasadinho, por só começar em julho!), e bora de resenha do lido de abril.
"Quando em 1412 nasceu Joana, a quarta filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée, ninguém pensou nas profecias, que se contavam em todas as casas. O futuro da menina parecia o comum de todas as crianças, nascidas em condições humildes: seria o que eram seus pais, como as demais meninas da mesma aldeia, uma camponesa laboriosa, uma boa mãe de família. Em Domrémy, aldeia lorena, onde se achava a casa paterna, não havia escola. A menina não aprendeu a ler e escrever. O único que Joana sabia eram as verdades da fé, ensinadas por uma inteligente e enérgica mãe. Foi dela que aprendeu a fazer o sinal da cruz e a rezar o Creio em Deus Pai, o Pai-Nosso e a Ave-Maria."
"Joana tinha 13 anos quando, num dia que a história nunca fixou, ouviu uma voz ?divina, boa e nobre?, que não saía de boca humana. Eram 12 horas. Dia de verão. A menina achava-se sozinha no jardim da casa paterna. A voz vinha da direita, do lado da igreja e estava acompanhada de viva luz. A voz lhe recomendou de atender bem a si mesma e de frequentar diligentemente a igreja. A menina, desprevenida, estava profundamente assustada. Nos dias seguintes a voz voltou. Na terceira vez Joana soube que era o arcanjo São Miguel que lhe falava, o príncipe dos exércitos celestes, o padroeiro da casa Valois, reinante, e da própria França."
Minha experiência de leitura:
De todas as "famas" que dizem sobre Joana, uma verdade se sobrepõe, a de SANTA. Nada de feminismo, bruxaria, etc. É interessante ler e formar uma opinião, do que aceitar os dizeres dos outros. Foi um embarcar na época de guerra e interesses políticos. Bravura. Coragem. Confiança em Deus.
"Amanheceu o dia 7 de maio, sábado. Apesar de informada por suas vozes que neste dia seria ferida, a intrépida guerreira foi ao combate. Saindo da cidade, Joana anunciou seu ferimento, prometendo, porém, voltar de noite pela ponte, o que seria impossível sem a conquista de Les Tourelles."
Curiosidades:
Acompanhe nessa edição, sobre como foi sua prisão e julgamento; a cronologia dos acontecimentos mais importantes; e a ladainha dessa grande santa.