Marlonbsan 15/10/2024
Os 13 Problemas
O Clube das Terças-Feiras é composto de um grupo variado de pessoas, formado por um escritor, um artista, um sacerdote, um ex-comissário da Scotland Yard, um procurador e a dona da casa onde se reúnem, Miss Marple. O objetivo é contar mistérios sem solução para tentarem chegar a uma conclusão.
O livro é dividido em treze contos curtos, narrados em terceira pessoa. A linguagem é simples e flui bem.
Como sempre, em livros de coletânea de contos, as histórias acabam não sendo tão aprofundadas, são bem mais simples, assim como os seus desfechos, problemáticas e informações.
Com média de 20 páginas cada conto, o grupo vai contando suas histórias de mistério, que, em tese, são sem solução, para que as outras pessoas discutam e tentem descobrir o que aconteceu. E Miss Marple, é claro, mostra mais uma vez suas habilidades de dedução e conhecimento de vida para associar a maioria dos casos com algo que aconteceu no vilarejo de St. Mary Mead.
Dos treze contos, gostei realmente de uns 3, pelo tema e como eles se desenrolam, pois envolvem investigações mais usuais. Já outros, tive dificuldade de prestar atenção, apenas fui lendo sem absorver muito. Já que não se propõem em aprofundar e também acabam trazendo temas de pouco interesse meu.
Mas, a forma como o livro é montado é interessante, a ideia de pessoas estarem reunidas para tentar entender e descobrir mistérios é divertido de se imaginar lá, assim como a proposta de tentar descobrir o que de fato aconteceu em cada caso. Claro, se torna mais difícil por conta de não ter tantas informações também.
No geral, mais um bom livro da Agatha, porém, sem muitos aprofundamentos.