Pedro 22/11/2012
Qual é o segredo, Luíza?
Uma obra fantástica que cativa e prende a atenção do leitor. Entre tantas literaturas sobre empreendedorismo, esta obra é super diferenciada, Dolabela ensina a empreender através de um romance onde o leitor vivencias todas as frustações, emoções, dificuldades e outros sentimentos que permeiam a vida de um novo empreendendor em busca de realizar o seu sonho.
Luiza, nascida em Ponte Nova-MG, estuda odontologia em BH, o sonho de seus país e de todos os seus parentes, ter uma Doutora na família. Namorada de Delcídio, esperava-se de Luíza, após sua graduação, montar um consultório em Ponte Nova, casar-se com seu namorado e criar uma família, assim planejara seus país, Dona Maria Helena e seu Geraldo. Porém nesta cativante história, nada acontece como todos os habitantes de Ponte Nova esperavam.
Grande admiradora de sua tia Fernanda, a empreeenderora da família, mulher independente e que se fez sozinha, Luíza sempre ajudou e trabalhou com ela em seu estabelecimento, o Sereia Azul, onde desde pequena ela já se imaginava trabalhando com seu negócio e construindo o seu sonho, assim como a tia.
Em certo momento de sua vida Luíza percebeu que a goibada cascão de Ponte Nova, vendida no Sereia Azul, era um sucesso e viu nisso a oportunidade de realizar o seu sonho. Querendo homenagear sua faleciada Avó, batizaria a empresa como Goiabadas Maria Amália Ltda (GMA). Decida a concretizar esse negócio ela vai atrás de informações e, através de uma amiga, conhece o prof. Pedro, um grande entusiasta de empreenderismos. Este deixa Luíza ainda mais confusa do que já estava, enquanto ela busca por respostas, ele a bombardeia de questionamentos. Um dos conselhos do prof. Pedro foi que ela fizesse um plano de negócios e buscasse a ajuda de um padrinho, assim ela conheceu André, proprietário de uma fábrica de biscoitos. Pragmático, André não acreditava que uma mulher pudesse ter sucesso como empreendedora, questinou-a sobre seu compromentimento. Ela argumentou que está deixando uma carreira de dentista, inclusive com emprego garantido para dedicar-se ao seu sonho. Convencido, André passa a ajudar Luíza, eles criam um plano de trabalho, com cronograma e prazos. Então Luíza começa a criar o seu plano de negócios. Lembrando-se sempre das palavras de André: "Você vai começar a fazer o estudo de viabilidade da GMA. Ela pode indicar váris direções. Inclusive apontar que o negócio não é interessante, é pouco lucrativo, não é viável financeiramente. Ou que talvez não seja o negócio para você, especificamente para quem tenha muito capital para investir. Ou que, por outro motivo qualquer, não seja adequado às suas características pessoais."
Luíza começou pelo Plano de Marketing, fundamental para entender o mercado, como se comportam os consumidores e o que esperam. Não menos importante, buscou conhecer os seus concorrentes. Realizou inúmeras entrevistas e pesquisas para colher o informação para seu plano de marketing. Com esta etapa finalizada, Luíza análisou os dados e concluiu que, apesar de algumas modificações no produto final para se adaptar ao mercado, é uma oportunidade viável.
Após o plano de marketing, Luíza comeca a análise financeira, para indentificar se a empresa vai ser lucrativa ou não, qual o investimento necessário, capital de giro, despesas e outros custos. Nessa frase Luíza sempre lembrava de uma metáfora: "que para uma empresa nascente o fluxo de caixa é mais importante que o lucro. É a gasolina do carro, enquanto o lucro é o óleo." Concluida a análise financeira Luíza percebe que o seu negócio é promissor e tem futuro, mas se depara com uma supresa, o investimento inicial é mais do que o esperada, e então passa por momento frustração.
Após inúmeras análises e calculos refeitos, Luíza não obtem sucesso tentando reduzir o valor do investimento e uma reunião com Andre, este recomenda à Luíza buscar sócios e indica 3 nomes. A idéia de dividir o seu sonho não agrada Luíza, mas André a convence de que um pode ajuda-la a conquistar seu sonho. Luíza consegue contato com apenas dois dos indicados. O primeiro oferece comprar o seu plano de negócio e afirma que Luíza não esta preparada para ser uma empresária, ofendida ela termina a reunião educadamente dizendo que iria pensar na proposta. O segundo oferece a Luíza 10% da empresa e seu prolabore. Sem mais esperanças ela resolve aceitar a segunda proposta, quando poucos dias antes de assinar o contrato, o terceiro indicado a procura.
Romeu Neto, é proprietário de uma industria de compotas - Doceminas. Ela está com uma capacidade ocisa em sua fábrica em Contagem, e oferece a Luíza a oportunidade de fabricar suas goibadas em sua fábrica, pagando um valor por cada unidade fabrica e financiaria a produção e teria 10% sobre o faturamento bruto. Os olhos de Luíza brilharam, era a oportunidade perfeita, seria dona de seu negócios.
Finalmente a Goibadas Maria Amálias Ltda se torna uma realidade. Atinge grande público local e inclusive exporta para os Estados Unidos, Espanha e Argentina. Fatura 8 milhões de dolares em exportação. Luíza é eleita Empreendedora Global do Ano, pelo estado de Minas.
O livro é uma bússola para novos empreendedores, ajuda a guiar seus passos rumo a conquista de seu sonho. Com uma linguagem de fácil entedimento, leitura agradável e bem detalhada, esta obra detalha o desenvolvimento de uma idéia, sua concepção, planejamento e ação. Este livro é uma ótima sugestão para quem busca ser empreendedor e inclusive quem não busca, é uma estória que acende a chama do empreendedorismo nas pessoas.