spoiler visualizarLara2408 20/07/2022
Radio Silence com certeza se tornou um dos meus livros favoritos.
A narradora já é muito interessante, porque ela é uma menina negra e bi que é uma das melhores alunas da escola, mas não tem amigos próximos e passa muito tempo escondendo a própria personalidade.
O desenvolvimento da amizade da Frances com o Aled também é meio inesperado, porque ela já começa com o Aled bêbado demais, e com a revelação do maior segredo dele. Desde o começo a Frances também nos garante que eles não vão se apaixonar, e eu achei muito bom ter essa confirmação, porque a história fica ainda melhor sem o romance desnecessário. Eles são um par (platônico) perfeito, e fiquei muito feliz com eles criando conteúdo de Universe City juntos.
A representação da Internet, mais especificamente do Tumblr, é boa até demais, porque a Alice conhece esse mundo muito bem. A obsessão dos fãs com a identidade do Radio poderia facilmente ser uma situação real, e isso faz a gente refletir sobre os efeitos da Internet, bons e ruins, sabendo que o podcast salvou o Aled mas também ajudou a destruir ele.
O Aled é o primeiro e único personagem demissexual que eu conheço, e fiquei feliz de ver a explicação dele pro Daniel, porque eles estavam se machucando sem motivo, só por falta de comunicação.
Gostei de ver a determinação da Frances para achar a Carys e ajudar o Aled. Ela não tinha muita coragem de se impor, mas por ele, ela até manipulou um pouco a Carys.
A Carol Last entrou no top 10 de personagens que eu mais odeio, porque é escrita muito bem, e a relação dela com o Aled também. Ele odeia ela e não quer viver com ela, mas parece que ele não tem outa opção, que ele depende dela, e a Frances precisa se esforçar muito pra tirar isso da cabeça dele. Quando a gente acha que ele está seguro, a Carol aparece de novo, e quase faleci enquanto o Aled não se decidia.
Mas, graças a Alice Oseman, temos um final muito feliz e fofo, com o Aled fazendo um sucesso enorme e sendo apoiado pela Frances.
Uma personagem que eu achei muito legal e que não é tão valorizada pela Frances é a Raine, que levou ela e o Daniel pras entrevistas da faculdade sem nem ser amiga deles, e também dirigiu todo mundo na missão pra resgatar o Aled.
Um último detalhe que eu adorei foi a Frances ser a menina que a Tori mencionava às vezes.
"I cared about him. And he cared about me. That was all it was."