Nu e As 1001 Nuccias 07/04/2017Resenha do Blog As 1001 NucciasResenhista: Nuccia De Cicco
*Resenha completa no link do blog, com imagens e quotes.
Quantas faces tem uma verdade? Quantas verdades cabe em uma única palavra? Quando algo deixa de ser verdade ou quando se torna uma? Como precisar o momento certo?
Pois, bem, os textos escritos em As Faces da Verdade nos mostram que a mesma é muito singular. Depende do observador, do que profere, do contexto. A verdade é subjetiva.
A antologia foi feita com o intuito de divulgar novos talentos da literatura nacional. Ela reúne 7 contos, um de cada autor, alguns dramáticos, outros românticos, de ficção, mais realistas... Enfim, uma boa variedade literária.
Vou citar 2 contos que me chamaram atenção, mas não posso considerá-los como preferidos, porque eu realmente gostei de todos!
Em Duas Caras (autora Caroline Defanti), Marco, um advogado de defesa, está no tribunal para defender Michel del Toro, um estuprador que parece morar dentro do Tribunal e sempre consegue sair ileso dos processos por comprar sua defesa, em especial, o advogado. Marco nunca se importou se Michel era mesmo estuprador ou não, se era verdade ou não. Até que pintou uma dúvida. E isso foi suficiente para deixá-lo em conflito, discutindo com suas duas faces, o cara bom e o cara mau. Que discussão incrível!!
Já no texto Cartas pra você (autora Suzana Chaves Linhares), temos um romance singelo, simples e quase surreal. Lysa morava em um loft e não gostava da melancolia que os dias chuvosos traziam. Em um desses dias, alguém bate à sua porta, mas ao abrir encontra apenas um envelope branco, com uma mensagem um tanto enigmática, assina por "P.". Obviamente, ela não leva a carta a sério mas dias depois, novamente um elogia via carta, assinada pelo mesmo misterioso Sr. P. Lysa então decide responder. E o que surge é fofo demais!
Minha opinião geral: é um livro intenso, são contos ótimos e todos me fizeram refletir muito! Gostei da escrita de cada autor, uns mais impactantes que outros, mas nenhum desmerecido na leitura.
Gostei do prefácio (escrito pela autora Malu Ghiraldeli, de Cat-meu amigo psicopata) e da apresentação da organizadora, sobre como surgiu a ideia da antologia. Fez muito sentido e acrescentou lindamente.
No mais, é uma leitura mais que recomendada! Foi um livro rapidinho de ler, mas incrivelmente acalentador e enobrecedor.
site:
http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/04/resenha-livro-as-faces-da-verdade.html