diegopds 06/06/2017
Ser básico não é demérito, sobretudo quando conciso e bem feito
Assinei o Kindle Unlimited sem objetivo de leitura dos livros que fazem parte do programa, por conta da minha fila enorme, mas quis aproveitar a promoção e degustar, sem compromisso, alguns livros que me despertassem curiosidade.
Quando vi "Leitura Eficiente, Como Ler Mais e Melhor" entre os destaques, contando apenas com 38 páginas, não botei muita fé, mas em vista de ser curto fiz o empréstimo no serviço da Amazon. Hoje, acabei utilizando transporte público e aproveitei para fazer uma leitura curta, o livro caiu como uma luva.
Já fiz cursos de produtividade, já li diversos livros sobre aprendizado e estou lendo o clássico "Como Ler Livros", de Mortimer Adler. É incrível como Ismar Souza conseguiu trazer tanto conteúdo em apenas 38 páginas!
Obviamente, o leitor não deve esperar nenhum milagre e nem nada muito aprofundado em tópicos específicos (é preciso ter bom senso e noção da realidade!). Mas a concisão com que o autor expõe os tópicos é algo digno de nota. Muitos podem dizer que são dicas básicas, mas para aqueles que sentem alguma dificuldade para fazer a leitura fluir ou para assimilação / retenção de conhecimento, vale a pena conferir. Nas palavras do próprio autor:
"A princípio essas dicas podem parecer até simplórias demais, mas não encare isso com desdém. Muitas pessoas pecam na qualidade de suas atividades por negligenciarem pequenos detalhes".
O ponto mais relevante, para mim, foi a explicação e dicas para contornar / eliminar a "subvocalização" (aquela "voz interna" que ouvimos quando lemos). Realmente, isso era um fator limitador na minha velocidade e fluência na leitura. Ainda não consegui superar, mas nas primeiras tentativas vi que a velocidade aumenta drasticamente quando consigo "deixar no mudo" essa "voz".
Outro ponto que ainda vou colocar à prova, é a questão de voltar parágrafos mais confusos, que não entendemos (faço isso frequentemente). A dica que o autor dá é para prosseguir mesmo assim. A ideia é se concentrar no todo, não na parte.
Também são descritas algumas dicas de produtividade e concentração, as quais me abstenho de falar, já que se trata de um livro minúsculo.
Recomendo fortemente como uma preparação para quem quiser ler "Como Ler Livros", de Mortimer Adler (que é um livro bem mais denso e que exigirá maior tempo e dedicação, o que pode frustrar os menos perseverantes.