CinMeireles 26/03/2024
“Quero dizer”, falou Miss Marple, contraindo as sobrancelhas um pouco enquanto contava os pontos do tricô, “que muitas pessoas não me parecem ser nem boas, nem más, mas apenas bastante tolas, sabe?”
O Clube das Terças-Feiras & Outras Histórias é uma coletânea de quatro contos, nos quais aparece pela primeira vez a personagem Miss Marple, uma senhorinha doce, meiga - e com uma mente brilhante, capaz de desvendar os crimes mais perturbadores com a mesma facilidade com que comenta os casos mais triviais da vizinhança.
Todos os contos do livro giram em torno de uma mesma situação: um grupo de amigos, reunidos na casa de Miss Marple, resolvem criar um “clube do crime”. Cada um contará um caso de crime real, do qual o narrador já sabe o final, e os outros tentarão descobrir a resolução do mistério. Cada conto do livro trata de um dos casos narrados pelo clube.
Um ponto interessante é que, ao contrário de outras histórias da autora, o “investigador” não possui informações privilegiadas que são ocultadas do leitor: as informações que Miss Marple usa para resolver os mistérios são exatamente as mesmas que são expostas ao leitor, o que torna mais divertida - e menos frustrantes - nossas tentativas de resolver o mistério.
É preciso destacar, porém, que os contos de Agatha Christie ficam muito aquém de seus romances: por serem bem curtos, não há nenhum tipo de desenvolvimento dos personagens, ou mesmo uma investigação real: os fatos são apresentados de forma expositiva, as pessoas dão seus palpites, e a verdade é então revelada. Nada mais.
No geral, considero esse livro melhor do que os livros de contos anteriores da autora, mas não o recomendaria para quem está querendo ler os bons trabalhos da autora. É uma leitura sem grandes pretensões, apenas para passar o tempo.
site: https://www.instagram.com/p/C4_0z8qrHrn/