karinna adad 08/10/2020
O primeiro aspecto que torna Sobre o político instigante é imaginar como uma teórica de esquerda escrevendo sobre democracia pode concordar com Carl Schmitt, um conservador de direita mais do que social-democratas ou até mesmo marxistas. Professora de teoria política, Chantal Mouffe propõe pensar os caminhos para uma sociedade democrática dentro da lógica neoliberal que domina grande parte do mundo. Para isso, ela pontua que as soluções atuais trazidas pela esquerda, pela centro-esquerda e pela direita são insuficientes, quando não, equivocadas.
A obra escrita no período em que a socialdemocracia de Tony Blair substituía o thatcherismo na Inglaterra sob a bandeira de combater o ultraliberalismo do governo anterior mostra porque o efeito foi o oposto e como isso explica a ascensão de conservadorismo de Boris Johnson. O caso da Inglaterra é alegórico e serve para entender o crescimento da direita populista nos maiores países do mundo, inclusive no Brasil.
Apesar de ser um livro sobre teoria política, no qual a autora dialoga bastante com outros teóricas, Chantal apresenta muito bem cada teoria com a qual discute, de modo que mesmo quem não tem familiaridade com os demais autores vai poder compreender as críticas contidas em Sobre o político.
Foi uma das melhores leituras feitas esse ano e me surpreendeu bastante a clareza e lucidez da autora, a qual não conheciam. Recomendo o livro ainda mais porque têm ideias verdadeiramente ousadas e coerentes ali.