Kleber 12/01/2022
Uma trama engenhosa
Creio que de todos os mistérios da Agatha Christie que já li até hoje, o que mais me pareceu impossível de solucionar foi o d'A Extravagância do Morto. Esse caso deu trabalho até para o Hercule Poirot, que talvez pudesse apresentar como desculpa o fato de que já estava velho e enferrujado. Contudo, o brilhante detetive tarda mas não falha, e, de fato, após um mês do crime ocorrido na residência dos Stubbs, o astuto belga encontra o tão nebuloso desfecho do mistério.
A Extravagância do Morto já surpreende pela improvável vítima. Ao iniciar a leitura, imagina-se que quem sofrerá o atentado será outra personagem, mas quem de fato morre misteriosamente é alguém a quem ninguém aparentemente estava dando atenção, inclusive o leitor. E o caso é tão complicado que semanas se passam sem que encontrem uma solução. Sorte que Hercule Poirot não desiste fácil, e ao final surpreende a todos a revelar a sinistra trama envolvendo aquela localidade.
Fiquei completamente pasmo com a revelação final, jamais chegaria a essa conclusão, e gostei bastante dessa leitura, a qual recomendo bastante.