Viccesar 12/03/2023
Muito inferior ao primeiro livro
Me decepcionei com o livro. Esperava uma história ao nível de "Um estudo em vermelho", mas, infelizmente, "O signo dos quatro" fica muito aquém dele.
Isso se deve, principalmente, pelo caso investigado. Ele não é tão interessante assim e quase não tem mistério envolvido, o autor optou pela ação ao invés do suspense.
Assim como no primeiro livro, a partir de um certo momento a escrita muda completamente de tom e conta a história passada de alguns personagens. Porém, agora diferente do primeiro livro, essa parte não se encaixa nem um pouco. A impressão que fica é que o autor quis forçar uma dinâmica parecida com a da história anterior e não soube como.
Assim como um certo romance que, desde o primeiro momento, foi forçado para acontecer.
Sem falar do racismo e da xenofobia estampados a todo momento que um personagem negro era mencionado. É claro que é preciso entender o contexto histórico do livro, mas, mesmo assim, tem horas que é demais. Acaba por ficar um gosto amargo de ver personagens queridos como Watson e Holmes falando tais coisas.
Pouca coisa me agradou verdadeiramente. Algumas delas são como Watson está tentando aprender as habilidades de Holmes, e como o nome dos dois começa a ser conhecido por causa da publicação do livro anterior, um show de metalinguagem.