Blackthorne 22/05/2024
Isso aqui seria um livro que eu não leria se não fosse um clube de leitura, mas valeu cada verso lido.
Como um bom clássico, a gente ja sabe do que a história se trata antes mesmo de começar a ler: o nosso Narrador, Dante, nos conta sua jornada do Limbo ao Inferno e Purgatório guiado pelo também poeta Virgílio, ate encontrar seu primeiro amor Beatriz, quem lhe guiará pelo Paraíso. O que não estamos preparados é pra riqueza de personagens históricos e mitológicos, críticas à monarcas e clérigos da Igreja, e a densidade de informações presentes nessa obra que é MONUMENTAL em todos os sentidos.
É muito interessante a leitura, embora nada fácil. Dei umas pesquisadas e é impactante pensar o quanto que essa obra influenciou até hoje o imaginário que temos do Inferno cristão, por exemplo. As formas de punição, dos demônios... Do Purgatório e Paraíso também, principalmente por ser uma obra extremamente Católica, e que poderia servir na Idade Média como uma forma de lembrar as pessoas de que você só poderia tentar se arrepender dos pecados enquanto vivo, pq depois era bem mais complicado. As reflexões possíveis durante a leitura, os simbolismos, a forma como os espaços do Limbo, do Inferno, Purgatório e Paraiso são organizados tanto "fisicamente" como tbm num plano cosmológico... São sacadas que fazem você se debruçar ali por horas tentando entender o lugar por onde Dante passava e buscar as relações entre os personagens no caminho e o pq eles estarem ali e daquele jeito.
É um texto bem carregado, e dependendo da edição ele vai estar mais ou menos palatável, então indico escolher bem, mas vale a pena a leitura principalmente pra quem gosta de estudar religiões e/ou suas múltiplas formas de se manifestar, de serem entendidas dependendo do espaço-tempo em que o individuo vive... Muito legal.