A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri




Resenhas - A Divina Comédia


584 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


mcbs 01/05/2022

"Ah, quem, na terra, teme morrer, desconhece o refrigério proporcionado pela chuva da graça divina"
comentários(0)comente



Helô 09/10/2020

Uma longa jornada
Depois de um pouco mais de 4 anos, finalmente concluí a leitura desta obra da literatura clássica medieval. Foi uma leitura árdua, mas gostei muito dessa edição, por conta das notas de rodapé muito esclarecedoras e da tradução bem cadenciada e poética. Sobre o conteúdo: acompanhar Dante em sua visão do submundo e do Paraíso, dada a época em que ele viveu, é realmente interessante. Porém, não foi muito efetivo em me cativar?? ou capturar minha atenção. Mas é uma mina para historiadores e entusiastas da Idade Média ou coisas do tipo.
comentários(0)comente



biblio.livy 21/07/2022

jornada no limbo
Nesse livro, vamos acompanhar Dante e Virgílio, subindo o monte do Purgatório que é dividido em sete partes, e cada parte representa um pecado capital.

Acho que não foi uma boa ideia ler o Inferno e o Purgatório um atrás do outro, porque como eu já havia percebido, a escrita é bem difícil de entender se não estiver com muito foco na leitura.

Agradeço demais os textos de apoio que aparecem antes de cada capítulo (canto), sem eles eu ficaria sem nenhuma noção do que estava acontecendo.

Agora eu vou dar uma pausa em Divina Comédia, não só por causa da maratona, mas também porque eu preciso de um tempo pra refletir sobre esses livros.

Desafio da MLI (Labirinto dos Sonhos - Soberano): Um livro originalmente publicado antes dos anos 2000.
comentários(0)comente



yasmin 14/04/2021

não sou fa de classicos nao, acho a escrita bem complicadinha mas a história em si é boazinha
comentários(0)comente



@PinkLemonade 28/09/2020

Continuação da viagem de dante
Eu tenho achado interessante a obra.
Essa edição vem com uma errinhos de tradução mas dá pra passar.
Se vc não é uma amante de poemas vai achar a narrativa maçante
comentários(0)comente



Jayme 22/03/2013


Em versos decassílabos, Dante relata sua viagem pelos três reinos do outro mundo: o Inferno, o vale doloroso onde termina o ser humano a partir do momento que ele se recusa a seguir a "verdadeira via", a da razão e da virtude. O Purgatório, montanha alta e escarpada, que se eleva do grande oceano do hemisfério inferior e o Paraíso, onde a beatitude é descrita e representada. O principal objetivo da obra é a edificação moral do pecador em busca do caminho do perdão divino.

A Divina Comédia é antes de mais nada, um testemunho de uma época no qual o homem deveria viver em conformidade e harmonia com a vontade divina.
comentários(0)comente



Carla.Ligia 31/05/2021

É trágico e cômico, um verdadeiro clássico
Antes de resolver ler Divina Comédia, fiz uma pesquisa sobre a obra e sobre o autor. Também assisti algumas resenhas no YT e palestras filosóficas sobre a obra.
Valeu a pena!
Entendi muito melhor o contexto dos cantos e dos coitados atirados no Inferno por Dante Alighieri.
Mal posso esperar para ler Purgatório no mês que vem (junho) e Paraíso em julho.
Apesar do tema pesado, das descrições horrorosas e da piedade que a gente sente pelas almas amaldiçoadas é impossível não se divertir com a pouca caridade cristã que Dante tem ante seus antagonistas reais.
Quer se livrar dos seus inimigos? Faça como Dante e atire-os no inferno, depois de uma voltinha por lá para tripudiar.
comentários(0)comente



Carol 26/06/2020

Segundo volume da Divina Comédia, o Purgatório não fica atrás no quesito dificuldade de leitura em relação ao Infeno. Assim como o anterior também exige grande concentração e nem sempre é possível entender todas as referências feitas por Dante, já que elas vêm tanto da mitologia clássica quanto dos acontecimentos contemporâneos ao autor. Porém é uma leitura que vale a pena, especialmente para aqueles que, como eu, nunca entenderam bem qual era o propósito do Purgatório. Trata-se de uma montanha onde os arrependidos tardios devem purgar os pecados cometidos durante suas vidas com o propósito de irem subindo aos poucos até chegarem no Paraíso. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Gabriella440 31/05/2024

Li essa versão em prosa juntamente com a edição em verso, para ter uma maior profundidade no entendimento da obra.
Dante foi, talvez exceto Shakespeare, o maior poeta da cultura ocidental.
A Divina Comédia faz parte da cultura pop e é muito conhecida, mas nada como ler essa obra, para entender porque resistiu aos séculos.
comentários(0)comente



Gabi 19/04/2022

La gloriosa donna della mia mente
A divina comédia foi publicada inicialmente como "Comédia", mas devido todo sucesso e genialidade da obra, tornou-se "A divina comédia". Escrito por Dante Alighieri, foi uma das obras que consolidou o idioma italiano (antes, fiorentino). Com narrativa espiral, acompanhamos a jornada do protagonista pelo inferno e purgatório, até enfim chegar ao paraíso.
comentários(0)comente



Tiago.Guedes 18/08/2023

Que inferno
"Inferno", escrito por Dante Alighieri, é a primeira parte da "Divina Comédia". Através de uma jornada pelo Inferno, Dante representa uma visão complexa da punição após a morte. Cada círculo reflete pecados e suas consequências, revelando uma estrutura moral rigorosa. A obra também explora temas de redenção, justiça e pecado humano. O poema é uma alegoria rica, combinando elementos religiosos, filosóficos e literários para pintar um quadro vívido do submundo e das questões existenciais.
comentários(0)comente



@PinkLemonade 02/08/2020

Leitura boa, tradução estranha
Gostei imensamente da criatividade do autor ao descrever os círculos do inferno.
Apesar disso, gostaria de deixar registrado que esta edição não correspondeu muito as minhas expectativas.
Também senti falta de mais comentários explicativos para o contexto histórico /cultural da obra.
comentários(0)comente



Leila 25/12/2022

E eis que terminei a leitura do livro mais difícil que li na vida...A divina comédia! não é para leigos não! Confesso que terminei a leitura entendendo 5% da obra e olhe lá. Enquanto estava no inferno e purgatório, estava achando difícil, mas ok e com a doce ilusão que no Paraíso seria o paraíso, hahahaha, ledo engano. No paraíso que me lasquei mesmo! Assim, obra para se reler várias vezes na vida. Vou reler? não sei, por hora é aquilo, sentimento de missão cumprida (mal e porcamente, mas cumprida) e sigamos
comentários(0)comente



Leonardy.Negrini 29/04/2021

A Divina Comédia não parece Comédia
Dante Alighieri nasceu em 1265 e faleceu em 1321, na Itália, e marcou indelevelmente a história da literatura mundial, sendo referência para uma enormidade de autores e movimentos literários, tendo sido laureado com o apelido de "o sumo poeta".
A obra da Divina Comédia é uma obra de difícil leitura, pelo tempo passivo e pelo português arcaico que precisou ser utilizado para dar fidedignidade ao texto, e é dividida em três momentos distintos: Inferno, Purgatório e Paraíso. Sinto dizer, mas os dois primeiros momentos são muito mais interessantes do que o terceiro. Mas isto se deve pela necessidade de domínio de elementos teológicos e de capacidade de atenção, imersão e abstração para acompanhar o autor.
Exilado, separado de sua terra natal mesmo depois de sua morte, a escrita é uma Comédia não por um aspecto cômico, mas sim em oposição a uma Tragédia. Dante termina o livro próximo a Beatriz, próximo à Deus e com um entendimento diferenciado sobre a existência humana.
Como é uma referência a cultura, das pinturas à jogos de videogame como Dante's Inferno e Devil May Cry, acredito ser importante passar por ela com muita paciência e um ótimo dicionário do lado.
comentários(0)comente



584 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR