Leonardy.Negrini 29/04/2021
A Divina Comédia não parece Comédia
Dante Alighieri nasceu em 1265 e faleceu em 1321, na Itália, e marcou indelevelmente a história da literatura mundial, sendo referência para uma enormidade de autores e movimentos literários, tendo sido laureado com o apelido de "o sumo poeta".
A obra da Divina Comédia é uma obra de difícil leitura, pelo tempo passivo e pelo português arcaico que precisou ser utilizado para dar fidedignidade ao texto, e é dividida em três momentos distintos: Inferno, Purgatório e Paraíso. Sinto dizer, mas os dois primeiros momentos são muito mais interessantes do que o terceiro. Mas isto se deve pela necessidade de domínio de elementos teológicos e de capacidade de atenção, imersão e abstração para acompanhar o autor.
Exilado, separado de sua terra natal mesmo depois de sua morte, a escrita é uma Comédia não por um aspecto cômico, mas sim em oposição a uma Tragédia. Dante termina o livro próximo a Beatriz, próximo à Deus e com um entendimento diferenciado sobre a existência humana.
Como é uma referência a cultura, das pinturas à jogos de videogame como Dante's Inferno e Devil May Cry, acredito ser importante passar por ela com muita paciência e um ótimo dicionário do lado.