spoiler visualizarRander.Carneiro 11/06/2024
A primeira obra de viagem no tempo
Conhecemos neste livro um jovem cientista em busca da criação de uma máquina do tempo, e para apresentar suas invenções, sempre marcava uma reunião em seu laboratório para contar parar algumas pessoas sobre seu progresso, até que certo dia o mesmo diz que sua máquina está quase pronto e apresenta para eles um experimento que deixa todos chocados, e combina um próximo encontro para mostrar sua máquina. Chegou o dia do encontro e todos presentes, menos o cientista, que aparece só depois e conta que conseguiu fazer sua viagem, e a partir daí, o livro nos conta como foi a viajem.
O viajante foi até o ano 802.701, e encontrou um mundo totalmente diferente do que esperava, ao que tudo indica, era uma realidade em que a natureza tornou-se predominante, encontrou uma espécie de ser chamados Eloi, que eram criaturas pequenas que lembrava vagamente os humanos, seres esses que viviam soltos pela natureza, eram conscientes mas não trabalhavam e não possuiam responsabilidades.
Ao longo dos dias que o viajante passa ali, descobre que sua máquina foi roubada, a princípio pensa que foi os Eloi, mas descobre que possuem uma outra espécie, os Morlocks, que era uma espécie de humanos totalmente brancos que viviam debaixo da terra.
Nesse contexto, o personagem descobre que os Morlocks fazem os Eloi de presa, descobre o medo dos Eloi pela escuridão justamente por conta dos Morlocks caçarem eles na escuridão da noite.
A história finalizada, após uma luta entre o viajante e os Morlocks finalizar com o viajante conseguindo recuperar a máquina e voltar para a reunião.
Na reunião ele conta tudo o que viveu, do seu romance que morreu na luta contra os Morlocks, e questionando como a sociedade chegou naquilo.