Albert 14/02/2014
Imperdível!
O décimo primeiro volume é em minha opinião magnífico. Além das maravilhosas ilustrações, infográficos, mapas, foto e etc, este volume revela as origens e o motivo de Hitler nutrir um ódio profundo ao comunismo e como agia nos bastidores político para adiantar vantagem antes da invasão. Com informações relevantes dos principais personagens importantes da campanha, tanto do lado alemão como dos russos, o livro revela diferentes perfis dos comandantes.
Destaco as sinistras instruções que os invasores tiveram que adotar ao adentrar o território russo. Do lado comunista, o livro revela a política brutal de “stalinização” que o regime conduzia, inclusive com forte influência no cinema.
A obra levanta uma discussão interessante sobre várias possibilidades que levaram a URSS a não atacar primeiro mesmo com todas as informações provando que o ataque dos nazistas era iminente.
Um fato curioso e que muitos talvez não saibam é que durante a operação foram utilizados tanques alemães Panzers III e IV debaixo d´água. Os tanques receberam modificações e atravessaram um rio a 15 metros de profundidade.
Outro fato curioso foi que Stalin ordenou que os todos os russos entregassem os rádios as autoridades com a intenção de controlar e manipular o povo. Quando havia noticia sobre a guerra ou alguma informação relevante, o russos se dirigiam aos auto-falantes em praças. Essa estratégia do líder russo evitou que a propaganda alemã chegassem aos russos caso mantivessem os rádios em casa.
A publicação prima pelos detalhes das informações. Os capítulos são bem divididos conduzindo e prendendo a atenção do leitor desde o insensato projeto de Hitler de invadir a Rússia, as batalhas na fronteira russo-germânica, a renúncia de Moscou e o cerco de Leningrado, passando pelo fracasso alemão no assalto à capital chegando ao final com o renascimento do gigante soviético com o contra-ataque, tudo nos mínimos detalhes.
Livro recomendadíssimo e imperdível para compreender a dimensão da Operação Barbarossa e seu desdobramento.