R...... 11/08/2016
Ritual Romano - Parte 3 de 4
A parte é reveladora do conflito do Padre John Brennan. O mesmo havia quebrado o voto de segredo na confissão, revelando um esquema de pedofilia envolvendo padres. Sua revolta o levou a agredir o confessor (um padre que era seu amigo) e a denunciar a situação à Cúria, que tratou de omitir tudo. O padre confessor cometeu suicídio e, apesar de ter revelado a corrupção, não fazia parte dela. Brennan ficou sabendo depois e isso lhe atormentava em um sentimento de culpa. O clero o elegeu como bode expiatório e o excomungou. Essa é sua história.
No encontro com o papa endemoniado, o demo tenta fazer com que Brennan se aproxime para realizar o exorcismo, pois tem um plano de morte, mas o padre fala que é conhecedor do intento. O tinhoso queria destruí-lo na aproximação e o plano é semelhante para destruir a igreja católica através da aproximação que teve com o papa, que no catolicismo é referenciado como a pedra onde a igreja se ergueu.
Os fiéis não tem conhecimento da situação e mostram-se perturbados com a notícia, sem maiores detalhes, de uma doença que aflige o pontífice.
Vejo nisso tudo a corrupção e destruição da igreja terrena por mãos humanas, através de seus pecados e rejeição a Deus.
E a história do papa, como chegou a essa situação? Vamos a quarta e última parte.