Verdades e Mentiras. Ética e Democracia no Brasil

Verdades e Mentiras. Ética e Democracia no Brasil Gilberto Dimenstein
Mario Sergio Cortella
Leandro Karnal
Luiz Felipe Pondé




Resenhas - Verdades e Mentiras. Ética e Democracia no Brasil


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Alysson 25/08/2020

Basicamente é uma conversa
Pegaram uma conversa entre os autores e transformaram em um livro, é uma boa pedida para quem quer iniciar no mundo da política/filosofia.
comentários(0)comente



Joade 22/08/2021

Um novo debate se faz necessário!
Ótima discussão sobre a democracia, vale a pena. Escrito no pós impeachment de Dilma, termina de forma otimista quanto ao resultado daquele processo, que evoluiríamos quanto sociedade e que no meio político poderiam surgir nomes interessantes.

Gostaria muito de um novo debate entre esses quatro grandes pensadores, avaliando agora no que de fato o Brasil se transformou, assim como o nome que acabou sendo a resposta a esse processo. Como será que Gilberto e especialmente Pondé estão avaliando o Brasil de Bolsonaro? O Brasil do confronto, da crise como projeto, da corrupção, do negacionismo.
comentários(0)comente



Mat 24/07/2017

Para relaxar...
A estrutura do livro é convidativa e de fácil leitura, mas sem perder a qualidade nas reflexões propostas...
Karnal e Cortella se destacam com comentários pontuais e embasados histórica e filosoficamente... Karnal com seu otimismo melancólico irônico e o Cortella com sua positividade didática!
O Pondé, é um sujeito de reflexões controversas, opiniões polêmicas, de discurso envernizado pela academia, mas, tudo isso, carregado de "lugares-comuns"... Se deixasse de lado seu maniqueísmo ideológico, suas ideias poderiam ter bons argumentos! Resta-nos, então, refletir sobre suas ideias e tentar encontrar argumentos melhores para sustentá-las!
Me apropriando das palavras do Cortella: "Embora exista a possibilidade de o estrume circular por todos os lados, é preciso lembrar que ele é fértil [...]"
comentários(0)comente



Roberto 25/12/2016

um livro escrito a oito mãos
Uma leitura para se refletir a respeito das questões da atualidade políticas e sociais do país, bem como nos leva a reflexões de cunho mais existencialistas. Tais como a felicidade e a ética.

A obra deve agradar a todos, pois seus autores têm as mais diversas visões políticas, mas suas discussões e divergências são abordadas com a elegância de gentlemans. Por vezes de forma erudita e em alguns momentos a narrativa beira a oralidade.

Outro ponto forte desse livreto -- tem apenas 105 páginas -- são as citações e indicações de obras clássicas da filosofia, da economia, da política e literárias. Um encontro desse calibre brinda a todos nós -- leitores -- com o que há de melhor do pensamento nacional.
comentários(0)comente



augusto.defragacardoso 04/03/2022

Quatro pensadores com visões diferentes, dialogando sobre o Brasil de hoje. Vivemos um déficit ético em nosso país, torna-se necessário o debate e o levantar de questões sobre o tema. O livro é em forma de diálogo. Conversa, com conteúdo e respeito ao diferente. O que precisamos hoje. Gostei.
comentários(0)comente



rafaelluz 17/02/2017

Dialogado
O livro é em forma de dialogo, fala sobre a etica na politica e sobre a democracia. A leitura é de facil compreensao, e faz reflexoes sobre o sistema politico atual bem como sobre a sociedade brasileira. Li em apenas um dia. Recomendo.
comentários(0)comente



Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Verdades e Mentiras. Ética e Democracia no Brasil" é uma coletânea de quatro ensaios escritos por renomados intelectuais brasileiros: Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé, Leandro Karnal e Gilberto Dimenstein. A obra busca trazer reflexões acerca dos temas ética e democracia, sob a perspectiva de diferentes autores, com distintas visões e abordagens.

O primeiro ensaio, de autoria de Mario Sergio Cortella, intitulado "A ética do bom senso e a sensatez do agir", aborda a ética no cotidiano, na tomada de decisões, nos relacionamentos pessoais e profissionais, enfatizando a importância da responsabilidade e do respeito ao outro.

O segundo ensaio, de autoria de Luiz Felipe Pondé, intitulado "Ética, liberdade e autoritarismo", busca analisar a relação entre ética e liberdade, e como o autoritarismo pode se apresentar como um entrave para a efetivação da ética e da democracia.

O terceiro ensaio, de autoria de Leandro Karnal, intitulado "A democracia e suas contradições", traz reflexões sobre a democracia e seus desafios no atual contexto político e social do Brasil e do mundo, abordando temas como corrupção, polarização política, participação popular e a necessidade de um diálogo construtivo.

Por fim, o quarto ensaio, de autoria de Gilberto Dimenstein, intitulado "A sociedade da verdade", reflete sobre o papel da imprensa e das mídias sociais na construção e na disseminação de verdades e mentiras, discutindo a importância da ética na produção e na divulgação das informações.

Em suma, "Verdades e Mentiras. Ética e Democracia no Brasil" é uma obra que traz importantes reflexões acerca de temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e ética, com visões críticas e profundas sobre a democracia e a ética, e a relação entre esses temas em diferentes aspectos da vida em sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Camilo 11/10/2016

Muito bom
Em momentos de forte turbulência, vale muito a pena refletir sobre ética e democracia em nosso país. Um livro muito bom, escrito por quatro grandes pensadores da atualidade. Leitura rápida e que flui muito bem.
comentários(0)comente



Kau 23/11/2021

Esse é pra faculdade
Quem olha meu Skoob deve achar uma baderna mas esse é pra facul e enfim eu achei ele bem bom, mas eu esperava mais. Ele é bem fino e se resolve por diálogos. Mas pensei que seria um pouco mais aprofundado.
comentários(0)comente



htfreire 03/04/2021

Debate intelectual
Boa leitura sobre ética e democracia no Brasil. O livro é um bate papo entre Cortella, Dimenstein, Karnal e Pondé. Seria Interessante uma nova edição entre os quatro sobre a atualidade, pois o livro foi escrito em 2016 após impeachment da Dilma.
comentários(0)comente



Anne 21/03/2021

Crítico
É um compilado de ideias bem fundamentadas despojado de forma cotidiana e simples, tratando de assuntos relevantemente políticos como verdade, ética, crise e finaliza sobre o otimismo ao país.
comentários(0)comente



Letícia 03/09/2020

O livro tem uma proposta de mostrar um diálogo sobre ética e democracia no Brasil com os 4 filósofos. Achei bem inovador mas, por se tratarem de mentes brilhantes, a linguagem as vezes fica cansativa e complexa. Confesso que tive que ficar relendo vários parágrafos até entender o que eles queriam dizer. Meu objetivo está sendo de deixar de ser uma analfabeta política e esse livro, sem dúvidas, é um bom começo, mas realmente não me agradou :/
comentários(0)comente



Zotori 04/11/2018

Apenas uma resenha flutuante
Karnal rainha, Pondé nadinha.
comentários(0)comente



Jéssica Maria 17/05/2018

Não venha buscando respostas claras
O livro trata do diálogo entre esses pensandores contemporâneos sobre a democracia e a ética no país.

Gostei bastante do capítulo sobre "a mentira como conduta ética", porque mesmo com quem não simpatizo posso concordar filosoficamente. Pude enxergar a verdade (kantiana) - afinal, o que é verdade? -, algumas vezes como uma ilusão, aprendendo a distinguir sinceridade de franqueza.

Gosto bastante do capítulo "um homem, um voto", que mostra como o brasileiro ainda se reconhece mais como consumidor do que cidadão; como há uma alta expectativa em relação ao governo, mas uma expectativa baixa a respeito de si mesmo; e como é comum proferir "o brasileiro não sabe votar", implicando que o sujeito enxerga o país de um ponto que não se inclui.

No entanto, no capítulo "cidadania mimimi" o Dimenstein dá um show de pequeno burguês indignado, criticando os funcionários públicos, falando bem senso comum mesmo, beira o ridículo. E o Pondé chora dizendo que o marxismo tomou conta das universidades, defendendo a meritocracia e encarnando o verdadeiro mimimi, no que se trata de distribuição de renda em medidas socioassistenciais. Ele está sempre olhando os países liberais com a ótica do visitante e achando maravilhoso, muito ilusório.

A maioria das falas que me agradaram foram ditas pelo Karnal, mas é o Cortella que melhor define esse momento pós-impeachment: "[...] a crise no Brasil não é uma crise, e sim um projeto. E se ela é um projeto, é intencional."
comentários(0)comente



Mauricio.Messias 12/01/2017

Necessário
Nos dias de hoje este livro cai como uma luva para sustentar um conflito sadio em nossa sociedade. Precisamos valorizar as discussões e questionamentos quanto a nossa democracia e nosso papel neste contexto. Visões distintas nos levam a um novo lugar. Que as pessoas se deitem no tema e avance socialmente.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR