Lilian 02/05/2016
Pumasonco ...
Li a primeira vez aos 13 anos e peguei na biblioteca de meu antigo colégio.
Já sonhei muito com o Pumasonco , as vezes ainda sonho depois de tantos anos e é sempre dentro da mata , é um livro especial para mim. *
CONTÉM SPOILERS
''CORAÇÃO DE ONÇA'' Ofélia e Narbal Fontes
DRAMA, SACRIFÍCIO, PAIXÃO E AVENTURA
(Sempre darei nota mil)
Brasil, por volta do ano de 1671
Antônio Castanho de Almeida é um jovem rapaz, membro de uma das família mais ricas da região vinda de Portugal, que se estabeleceram no Brasil.
O avô, Antônio Catanho da Silva que há muitos anos antes de até mesmo o nascimento dos netos, foi o dono da grande fazenda ao qual plantara várias nogueiras e partiu deixando a família rumo a uma aventura atrás de prata no Perú, do qual nunca mais retornou.
Antônio, já crescido, desenvolveu um papo que de tudo sua mãe fizera para cura-lo, e para piorar a situação, Antônio se apaixonara perdidamente por sua vizinha chamada Luzia, moça muita bonita e admirada.
Certa tarde, Antônio, em cima da nogueira espiava pela janela do quarto de Luzia, a moça olhava-se no espelho e de repente algo passou zunindo pela sua cabeça e parecia uma pedra. Ao aproximar-se, Luzia deparou-se com uma grande noz, procurou pelo o autor de tê-la arremessado e depara-se com Antônio em cima da árvore e não pôde conter uma exclamação de contrariedade, ao reconhecer o atrevido:
-- Antônio!
E bradou fora de sí enquanto fechava a janela:
-- PAPUDO!
Luzia acabou percebendo que a grande noz tinha as metades grudadas e tirando-as leu a romântica frase:
''ANDAREI MIL LÉGUAS NO MUNDO COM TUA IMAGEM NO CORAÇÃO''
Arrependida, quis desculpar-se e ao abrir a janela, Antônio não estava mais lá.
Decepcionado, Antônio coloca toda a culpa no seu papo, se acha defeituoso, vai à taberna e enche a cara. Seu pai partiria em uma bandeira a procura de índios e Antônio decide ir junto para fugir da dor de um amor não correspondido.
Ataque de índios, doenças, aventuras, Antônio acaba se perdendo da bandeira de seu pai e vai assim como muitos anos antes seu avô partiu para o Perú.
Muitos e muitos anos se passam até que Antônio volte para casa, encontra todos os seus irmãos casados, seu pai falecido, e por dias contou para todos o que vivenciou no Perú e de seu apelido ao qual ganhou "Pumasonco" que significa "Coração de Onça".
Certa tarde, Antônio estava descansando em seu quarto quando ver algo entrando zunindo por sua janela e a grande surpresa que ao descobrir o que era, depara-se com a mesma noz com a linda frase que muitos anos antes escrevera para Luzia.
Antônio descobre a autora do arremesso, e encontra a cópia idêntica de alguém que ele tanto amou no passado; e com a mesma veemência que fora chamado de PAPUDO um dia, há tanto, tanto tempo atrás, fora chamado por essa cópia idêntica de CORAÇÃO DE ONÇA!
"Não fica bem a uma jovem olhar um homem como você me olha..." (ai meu Deus que lindo 😍)
Seria justo aceitar o amor da filha porque não tivera o da mãe?