Paula1735 05/12/2021Reta final se aproxima e não sinto cheiro de final feliz ?Gente que livro foi esse? Estou mega ansiosa pra ver o desfecho dessa série incrível. "A torre da andorinha", sexto livro da saga The witcher, foi pra mim, o melhor livro até agora, sem dúvida alguma.
Um defeito que sempre cito nessa série é o fato não haver uma lista de personagens e lugares, assim como o mapa em suas edições, como ocorre em muitos livros de fantasia, por exemplo, essa série possui muitos personagens e nesse livro em específico, teria sido maravilhoso ter essas listas em mãos, pois aqui a trama é narrada por diversos personagens em forma de memórias em uma simples conversa ou em forma de relatos em julgamentos, os personagens estão sempre em deslocamento, fazendo com que eu sentisse a necessidade de olhar para o mapa e ter a ideia da distância percorrida. Nesse volume o autor volta a utilizar uma linha temporal fora de ordem, assim como no volume 1, estamos sempre indo e voltando na trama, caso o leitor não esteja atento, poderá se confundir em alguns trechos.
Temos novamente a inclusão de novos personagens, sendo um deles, de extrema importância para a trama, o senhor eremita "Vysogota", logo no início do livro ele encontra a Ciri e se responsabiliza em cuidar da jovem, os dois desenvolvem um relacionamento de respeito, Vysogota fala da sua vida a jovem e Ciri o conta como foi sua jornada até alí. Creio que o contato com Vysogota tenha transformado a Ciri em uma pessoa mais controlada e menos impulsiva e vejo que isso será fundamental para o desfecho da saga.
Nesse volume, para minha alegria, temos a narrativa dos três principais personagens: Ciri, Yennefer e Geralt, nessa ordem de protagonismo no volume, o que me deixou bem feliz, pois ver com mais detalhes a tragetoria da Ciri foi muito envolvente, a coitada da menina só sofre e sofre e ainda segue de pé, a todo momento o autor me deixou com uma sensação que além dos espancamentos, haveria outro tipo de violência cometida a jovem, mas não foi o caso, ainda bem!
Ver os relatos sobre a Yennefer também foi outro ponto altíssimo do livro, ver o qual longe ela foi e estava disposta a ir, para localizar sua "filha" e salva-lá foi digno de aplausos (sério Yennefer, melhor personagem da série).
No geral, esse volume trouxe muitas revelações, sobre a linhagem sanguínea da Ciri, sobre o encaminhamento das tramas políticas e sobre o que acontecerá com o Geralt, foi um misturado perfeito das doses de política e com as cenas de ação. Literalmente foi um livro preparatório para o grande final, que eu acredito que será triste e nada gratificante, espero estar enganada, mas nada me leva a crer em um final feliz.