Cultura e representação

Cultura e representação Stuart Hall




Resenhas - Cultura e Representação


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Preta Letrada 16/04/2022

Leitura fluida e importantíssima
Esse livro não deixou nada a desejar, de fato. Hall dá uma introdução a linguística, cultura, representação, estereótipo e fetichismo. Ele traz uma gama enorme de exemplos da indústria cinematográfica, mas se prende um pouco aos EUA na maioria dos exemplos. O que mais me fez curtir esse livro foi a linguagem fluida e descomplicada para assuntos essencialmente teóricos, principalmente na linguística.

É extremamente importante que a gente entenda como a linguagem é dinâmica e precisamos entender que os significados que atribuímos ao mundo real não é absoluto. Se todos entendessem isso, economizaríamos bastante tempo de discussão sobre a necessidade da linguagem neutra, binária, configurações familiares além do homem-mulher, formas de expressão corporais, etc. O conservadorismo é tão mortífero quanto as atuais doenças virais.
comentários(0)comente



@blogmht 01/05/2022

Leitura obrigatória
Comecei a ler por conta da faculdade, o professor sempre fala dos estudos culturais de Stuart Hall e achei interessante fazer uma leitura deste livro para compreender melhor e me situar nas aulas kkkk.

E o melhor que serviu para uma outra disciplina também, pois comenta bastante sobre lingua, linguagem, fala, significação, significante, signo, as teorias de Saussare, Focault... Até Freud foi comentado e houve algumas análises de pinturas e fotografias. Foi interessante.

A escrita foi muito boa, de fácil compreensão.
comentários(0)comente



Vitória 05/02/2019

Teórico, porém de linguagem acessível
Essa é a primeira vez que leio uma obra do Stuart Hall e me pergunto porque não tinha lido antes. A forma como ele aborda teorias complexas de maneira simples e sem perder a complexidade é muito interessante.
comentários(0)comente



Nina 07/04/2022

cultura e representação
tive que ler pra faculdade, foi chato mas também foi interessante, o assunto é legal porém me dava um soninho as vezes.
comentários(0)comente



NatF0 23/07/2023

É um livro super denso. Acho importante saber um pouco mais sobre a biografia do autor antes de começar a leitura.
comentários(0)comente



gablues 18/10/2024

Esse livro foi indicado por uma professora, era necessário que lêssemos apenas a introdução, mas a didática da escrita de Hall e a expectativa que criei com o sumário não me deixaram parar por ali. . Hall esmiúça tudo de maneira muito pedagógica, usando uma linguagem extremamente acessível e até propondo atividades para que o leitor possa pôr em prática o que está lendo. O livro evolui de maneira muito fluida, cada capítulo estabelece uma base para que você chegue no próximo com uma bagagem maior de conceitos elucidados, Hall cria uma base da teoria do signo linguístico estruturalista com Saussurre, passa por autores como Barthes e Foucault (se atendo muito a questão do discurso e do saber-poder) e termina com uma lona exposição sobre estereotipagem e representação racial nos produtos midiáticos, como que para demonstrar de que maneira as diversas teorias apresentadas se dão na materialidade cotidiana. Enfim, livrinho ótimo para se ter sempre ao lado e consultar, uma leitura leve, rápida e muito proveitosa.
comentários(0)comente



Luana 05/09/2022

O livro é dividido em dois momentos: no primeiro, faz um panorama geral sobre o conceito de representação, significado e cultura pela visão de vários autores; no segundo, pega os conceitos tratados e faz uma análise sobre a representação estereotipada do negro e suas consequências para a cultura.

Um livro necessário.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR