uchihasso 22/07/2024
"shortcake"
Sou bem exigente pra romances, mas esse conseguiu me tornar um apaixonado por Lucy e por Joshua. Li o livro original na língua inglesa e posso dizer que foi um livro muito bem escrito e possui uma estrutura de desenvolvimento muito boa, não há nenhuma reclamação para fazer nesse quesito
Lucy é forte, determinada, segura de si e cativante em todos os seus aspectos. Gostei muito da construção da história dela, a maneira como ela lida com as situações e toma atitudes necessárias, o que torna o romance mais verossímil na medida do possível. Joshua é intrigante, incisivo, exigente e carinhoso quando é vulnerável. Para mim ele é um verdadeiro "gentleman", ele pede desculpas quando necessário, sem tornar o livro fantasioso. Não vejo motivos para problematizar a obra, nem entendo quem o faz. As personagens são divertidas e com personalidades muito reais ao meu ver. São humanos e, diferente de muitos romances que já li, não há toxicidade, me agradou profundamente o respeito mútuo entre eles. São como opostos que se completam como peças de um quebra cabeça.
A história caminha de maneira leve e ao mesmo tempo te prende às páginas, você começa e não consegue parar até terminar 3 ou 4 capítulos. Uma história que eu recomendaria fortemente aqueles que, assim como eu, são amantes de "enemy to lovers". Uma história que entrega romance, sutileza e vulgaridade, tudo em uma quantidade perfeita, sem exageros.
A adaptação cinematográfica consegue captar muitos aspectos da história, um dos poucos filmes que realmente me deixaram feliz com o resultado final da adaptação. Apesar disso, não há nada como o bom e velho livro, a essência de tudo, ambas as personagens principais com suas histórias cruas e entregues ao leitor pela primeira vez.
Confesso estar perdidamente apaixonado pela obra, esse com certeza é um dos meus romances favoritos.