Cau :) 04/03/2021Confesso que decidi ler este livro pelo título, sem nem ler a sinopse. E não me arrependi!
Oscar e Meg são melhores amigos, colegas de escola, vizinhos e conversam diariamente pelas janelas dos seus quartos. Oscar tem algo especial: ele aprendeu com a sua avó a preparar tortas de maçã perfeitas, capazes de trazer felicidade a cada mordida.
Quando Meg vai passar 6 meses na Nova Zelândia com os pais, uma nova familia se muda para sua casa. Paloma, a nova vizinha, logo se aproxima de Oscar. Mas a suposta amizade não é bem o que parece. Depois de um tempo, a bicicleta e sapatos de Oscar são achados no mar, mas ninguém o encontra, e ele é dado como morto. Apenas Meg e Stevie (irmão de Oscar) tentam manter viva a esperança e decidem procurar respostas para o que realmente aconteceu.
Um livro bem curtinho, mas lindo e cheio de mensagens importantes. Fala sobre bullying, amizade, esperança, amor e sobre nunca desistimos de quem amamos. Nos mostra o quanto palavras podem destruir ou curar. E o silêncio também!
Leitura rápida e tão gostosa quanto o cheirinho de uma torta de maçã com canela recém saída do forno!
? "Você não deveria desistir das pessoas quando elas desaparecem. Não deveria pensar: "que pena, mas fazer o quê? As coisas são como são." Na verdade, o desaparecimento de alguém é a deixa para todo mundo sair e procurar, e não parar até estar com as unhas sujas de terra e a alma dilacerda de tantas pedras que levantou para ver se estou debaixo de alguma delas. Se quer saber a minha opinião, aceitar o desaparecimento de alguém é meio ofensivo. É um insulto à memória da pessoa"
? "- A esperança nunca é destrutiva (...) A esperança é o que nos mantém vivos"
? "Às vezes as coisas parecem ser de um jeito, mas talvez não sejam. Às vezes as pessoas precisam que você continue procurando por elas, ou pelo menos perguntando sobre elas. E, com muita frequência, as pessoas foram silenciadas e precisam que outros falem por elas. É quando você para de procurar, perguntar e falar que realmente estarão perdidas".
? "Uma coisa que aprendi é que nem toda paz é boa. A paz pode ser frágil e pode ser feia e pode ser errada. A paz construída sobre mentiras não é paz"