Neto.Coqueiro 29/06/2020
Monica de Bolle revisita o governo Dilma (2011 – 2016) para [tentar] mostrar em qual momento o Brasil perdeu o rumo. Afinal, saímos de uma década boa em aspectos econômicos para entrar na sua maior recessão até então, fazendo com que se levante a pergunta: “há algum culpado?” “Como chegamos a esse ponto?”
Assim como uma decisão política para lidar com uma superpopulação de coelhos, os ingleses levaram a extinção de uma espécie de borboleta azul, políticas econômicas tomadas sem os devidos cálculos, cuidados, e, principalmente, baseada numa aposta ideológica pôde ‘extinguir’ a economia de um país. Ao final, vemos que não basta apenas boas intenções e de que jogar o futuro de um país numa aposta, nem de longe, é uma boa ideia!
O livro é um conjunto de artigos, organizados em ordem cronológica, publicados por Bolle, tanto em seu blog pessoal quanto em grandes jornais do país, durante o governo Dilma. Entre um artigo e outro, Monica sempre está contextualizando o leitor ao período - afinal, aconteceu muita coisa. É fácil se perder. A leitura também é marcada por referências que relacionam o que ocorria no país a época a cultura, como Dom Quixote, o Calhambeque do Roberto Carlos - PIB[I] - a Haka, entre outras dezenas das mais variadas referências trazidas pela autora.
Em relação à falta de “tecnicidade”, como equações e gráficos, Monica deixa claro na apresentação que o livro não foi escrito para ser um texto técnico, mas sim uma Crônica, na qual ela teria liberdade para discorrer sobre o período de forma leve, sem cansar o leitor.