Cristiane 21/02/2023
Um livro que mexeu muito com o meu emocional.
Esse livro foi um desafio muito grande para mim. Não é uma história grande, porém demorei muito mais do que o normal para terminá-la, justamente por tocar em assuntos bastante delicados para mim.
Só percebi isso quando comecei a ler... Logo nos primeiros capítulos já senti alguns desconfortos absurdos, por toda essa questão da gordofobia tratada no livro e por já ter sofrido com isso inúmeras vezes.
Mas decidi que iria até o fim, e não me arrependo.
Conhecer a história de Libby me fez refletir sobre muitas coisas... E foi bizarro perceber o quanto somos parecidas, mas que não possuía a força que ela teve para lutar contra tudo o que lhe afligia.
Suas falas, suas atitudes, o modo como ela lida com as críticas, com o bullying... foi muito inspirador.
Sobre a doença do Jack... me surpreendeu o fato dessa doença realmente existir, pois até então não havia ouvido falar dela.
Conforme as situações difíceis com o personagem foram acontecendo, fui pesquisando um pouco mais sobre e fiquei realmente me perguntando como seria não reconhecer o rosto da própria mãe, por exemplo... Deve ser horrível, e é algo tão sério e tão confuso para a pessoa que sofre, que não consegui engolir a ideia de que o personagem conseguiu esconder de todos que moram com ele... É simplesmente absurdo!
Existem alguns pontos que não são perfeitos, mas de uma forma geral é uma história muito tocante e reflexiva.
Traz uma lição muito bonita sobre aceitar a si mesmo e se amar, bem como acreditar que você é amado (a), que você pode ser feliz.
Fala também sobre como devemos olhar e considerar para além da aparência das pessoas, pois isso não a define. Existem coisas muito mais valiosas em um ser humano, do que apenas sua beleza.
A evolução dos personagens também é algo bacana de acompanhar.
Vale muito a pena!
Recomendo demais!