Pandora 23/04/2021Eu não sabia o que esperar deste livro, eu não tenho feito leituras despretensiosas ultimamente, mas foi ótimo. A escrita de Giovana Madalosso é fluida, divertida e com um quê de tristeza velada, de solidão. Assim como uma vida adulta na cidade grande.
“Um dia ainda vamos descobrir que o isolamento urbano mata mais do que o cigarro. Se estivesse na roça, eu estaria melhor. Eu teria mãe, avó, irmãs, quem sabe até umas primas por perto para dar uma força. (...) Mas eu sou uma mulher dentro do recorte de uma janela, de um prédio, de um condomínio, de um bairro, de uma cidade. Eu tenho que fingir que quero dançar com meu bebê no colo para encontrar com algumas pessoas.” - pág. 20
São dez contos de diversos tamanhos que tratam de mulheres, seus sentimentos e conflitos. Mas apesar do protagonismo feminino, em Jardim, por exemplo, é o sentimento do pai que fica evidente; em XX + XY, a gente vê que a vida não sorriu muito pro Fábio. O título do livro nasceu de alguns dilemas femininos, como “ter os seios transformados em tetas que dão leite de uma hora para outra, enquanto a cabeça continua trabalhando, racionalizando, num mundo que não para para a gente ser bicho”.
Gostei de todos os contos, mas XX + XY e A paraguaia são excelentes! O microconto Jardim é de uma singeleza enternecedora. E em Roleta-russa a autora pegou bem a voz da personagem, achei uau!
Enfim, livro curtinho que, à princípio, pode parecer só divertido, mas que tem o seu recado a dar.
NOTAS: A Teta Racional foi um dos dois selecionados, entre 240 obras, na Segunda Temporada de Originais da Editora Grua.
A informação sobre o título do livro foi extraída da entrevista feita com a autora que está no blog PERFIL por Isabela França.