História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang




Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos


161 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Larissa3225 11/02/2024

Decepcionada
Quando peguei esse livro para ler, tinha altas expectativas. Simplesmente adoro o filme A Chegada, inspirado no conto que dá título ao livro, e esperava encontrar aqui contos no mesmo nível de qualidade. Mas, infelizmente, não foi isso que encontrei.

Desde o primeiro conto, foi muito difícil gostar do livro. Não sei dizer se li no momento errado, se não entendi os contos ou se eles realmente não funcionariam para mim em nenhuma circunstância.

O livro é composto por 8 contos:
- Entenda e 72 letras: abandonados. Achei chatíssimos e os dois foram em grande parte o motivo para ter demorado tanto para terminar esse livro. Quando entrei nesses contos, eu tinha ZERO vontade de pegar o livro para ler.
- A Torre da Babilônia e A Evolução da Ciência Humana: achei OK. Não tenho certeza se entendi a proposta de cada um. Não amei, mas também não odiei. Achei qualquer coisa.
- O Inferno é a Ausência de Deus e Gostando do Que Vê: achei as ideias muito interessantes, existem discussões muito boas em cada um dos contos, mas não gostei muito das conclusões de cada um. Entendi a proposta do autor, só não curti.
- Divisão por Zero: gostei bastante desse. Achei interessante, gostei da forma como foi escrito. De certa forma, esse conto (o terceiro do livro) foi o que me deu gás para insistir na leitura.
- História da Sua Vida: MARAVILHOSO. Depois de um começo difícil, meu maior medo era chegar nesse conto e me decepcionar. Mas, felizmente, isso não aconteceu. O conto é incrível (assim como o filme) e foi, de longe, o ponto alto do livro.

Olhando o livro como um todo, sinto que o saldo é mais negativo do que positivo. E mesmo tendo dois contos dos quais eu realmente gostei, as experiências ruins acabaram se sobressaindo.
comentários(0)comente



Kedma.Favero 29/09/2023

História da sua vida e outros contos
É uma coletânea de contos (bem bons, por sinal) e todos com essa temática do sci-fi.
Teve um que realmente não gostei e me fez tirar 1 estrela, mas não lembro o nome.

São todos muito rápidos de serem lidos.
Recomendo.
comentários(0)comente



Mari 12/03/2022

Bem escrito
Ted Chiang faz um excelente trabalho nesta coletânea de contos. Embora sejam narrativas que exigem que o leitor tenha em mente fortemente a suspensão da crença, a ordem em que eles aparecem no livro é quase como uma viagem por toda a evolução e potencial da humanidade.
O autor tem uma formação na área de exatas e isso fica muito perceptível em como ele incorpora conceitos de física e da computação em seus enredos, talvez seja isso que torna os contos complexos. Por diversas vezes eu fiquei com a sensação de não estar entendendo coisa alguma, ou porque não conseguia alcançar o que a história pretendia ou porque não conseguia vislumbrar a explicação para algumas teorias ou porque não conseguia imaginar muitas das tecnologias que o autor propunha. Pode ser que se o leitor tiver conhecimentos de física, informática e matemática tire ainda mais proveito, no entanto, mesmo um leitor leigo, como eu, consegue ter uma boa diversão.
Muito provavelmente quem gostou do filme A chegada vai gostar também do conto que o inspirou. Esse foi um dos meus favoritos.
Eu gostei que no fim do livro são colocadas notas do autor para cada conto. Eles ajudam a contextualizar e compreender o ponto de partida para as histórias. Se em algum momento o leitor achar que a história está complexa demais, acho interessante parar, ler a nota do autor para o conto e retornar à leitura. Acredito que isso ajudará a compreender melhor o objetivo do enredo e ampliar as perspectivas.
comentários(0)comente



Tiago 24/03/2020

Um livro de contos de ficção científica que me deixou sem palavras, tamanha a capacidade e inteligência desse autor que eu não conhecia.
.
São 8 contos envolvendo (dentro da ficção científica) assuntos como religião, física, medicina, matemática, psicologia, linguística, vida extraterrestre e robótica:

* A torre da Babilônia
* Entenda
* Divisão por zero
* História da sua vida
* Setenta e duas letras
* A evolução da ciência humana
* O inferno é a ausência de Deus
* Gostando do que vê: um documentário
.
O conto História da sua vida deu origem ao filme A chegada, de 2016, dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Amy Adams.
.
Meus contos favoritos foram A torre da Babilônia e O inferno é a ausência de Deus. São fascinantes!
comentários(0)comente



Matheus656 12/03/2023

Um desfecho é necessário.
Minha intenção inicial era ler somente o conto que inspirou o filme "A Chegada", mas ao descobrir essa coletânea, acabei optando por terminar demais trabalhos do autor. Ironicamente, meu conto favorito acabou sendo "O inferno é a ausência de Deus." Nunca vi ninguém com uma escrita tão inteligente e entendimento de múltiplas áreas de conhecimento. Chiang escreve com muita fluidez, fazendo-me perguntar diversas vezes "por que nós, como a humanidade, não colocamos isso em prática ainda?" sempre que ele propunha novas maluquices fictícias, mediante a credibilidade que passa. Os contos são, nas palavras de Gary Donnelly, deveras bacana.
comentários(0)comente



anoca 22/02/2021

errrrrrr
embora eu não seja fã de ficção científica, reconheço que todos os contos possuem concepções geniais, entretanto, são muito longos, desanimando a leitura pois contos deveriam ser como tiros: lidos em uma sentada
comentários(0)comente



vdevinicius 08/10/2021

Contos de qualidade, scifi de qualidade
O pensamento que não sumia da minha cabeça, enquanto lia os contos, era "Meu deus, quanta criatividade", e instantanemente vinha "Meu deus, quanto conhecimento". Porque esses contos, além de serem sensacionais, muito bem escritos, carregam uma base científica firme, e até densa dependendo do conto. É claro que ou o autor já conhecia muito de ciências diferentes (biologia, matemática, física, linguística...) ou tinha uma ideia incrível e estudava a fundo cada tema pra compor o conto.
São poucos os contos (apenas dois, eu acho) que não são excelentes. "Torre da Babilônia, "Entenda", "História de Sua Vida", "Setenta e duas letras" e "Gostabdo do que vê: um documentário" foram meus preferidos. "Divisão por zero" é bom, mas a base teórica da matemática que o autor dá é ótima.
A sensação que sinto ao ler esses contos é parecida com a sensação que a beleza excessiva dá aos personagens no último conto. É bom demais, e duvido que qualquer escrita minha atual de ficção científica seja tão boa quanto a de Ted Chiang. Quem sabe um dia. Com certeza esse autor entra nos preferidos e como inspiração.
Bom demais
comentários(0)comente



Michele Duchamp 06/02/2024

Eu não fui atrás desse livro por causa do filme "A Chegada/Arrival". Nunca tinha visto esse filme, apesar de ter ouvido falar muito bem. Fui procurar depois de ter visto o conto.

Comecei a ver o filme, mas não estou conseguindo terminar porque já sei tudo o que vai acontecer e minha mente fica pensando "por que não vai ler ou ver uma série com acontecimentos inéditos?". O Gavião Arqueiro não convence como um físico, ele parece sempre fazer o típico americano boçal, que se acha dono da verdade.
Outra coisa que prejudicou, e isso não é spoiler porque é dito logo no início do filme/conto: o modo como a filha dela morreu e a idade na época da morte. No livro, ela morre ao realizar uma escalada e a mãe e o pai são chamados a reconhecer o corpo. Como uma pessoa que teve um primo morrendo de forma abrupta, é muito mais chocante não poder se despedir, sem nenhum preparo para o que acontece e isso torna a história mais impactante. Queriam uma atriz mais jovem para o papel , mas o fato da filha dela morrer na adolescência de câncer e não aos 25 anos enfraqueceu o vínculo entre elas, prejudicando a narrativa.

A história de sua vida foi o conto mais sublime do livro. Adorei o estilo de Ted Chiang, não sei se é o estilo em si ou o fato de que ele escreveu mesmo um livro, fez literatura , ao contrário de escrever pré-roteiros de filmes, como muitos dos autores americanos. Porém, os contos achei fracos. Terminaram de forma abrupta, sem encerramento, sem final fechado ou aberto, simplesmente eram cortados em 70%. Reconheço, no entanto, que o autor tem das ideias mais originais que vi na vida. Portanto, vou continuar lendo Ted Chiang.
comentários(0)comente



Qnat 31/07/2020

Muitos bons contos. Originais, bem escritos e trazem importantes reflexões.

Não há um que seja ruim.

Destaque, claro, ao História da Sua Vida, que baseou o filme A Chegada.
O conto e o filme são diferentes. Saber já de um, não prejudica explorar o outro.

comentários(0)comente



Luciano 27/01/2024

Conclui ontem e posso dizer que a experiência dos contos é maravilhosa. Ted tem uma variedade de conhecimentos que enriquece cada história de uma forma diferente. É lindo de se ver.
comentários(0)comente



Lia Trajano 17/09/2023

17 /09/2023
Não esperava muita coisa do livro e me surpreendeu. Muito originais e interessantes os contos, esse autor é muito inteligente e trabalha vários temas diferentes mas em quase todos os contos a linguagem tem papel importante. Sobre o conto a história de sua vida: prefiro o filme mesmo. O meu preferido acabou sendo o conto 72 letras, onde ele mistura cabala e genética.
comentários(0)comente



GiseleGilink 03/06/2022

SÓ LI UM CONTO QUE ME INTERESSAVA.
Li apenas a Historia da Sua Vida e gostei, mas o filme supera muito mais, é melhor! Mas é bom conhecer a fonte do seu filme preferido.
comentários(0)comente



Diogo 26/02/2020

Alem da imaginação
Contos bons, alguns me lembrou a série Alem da imaginação.
comentários(0)comente



Lili 19/04/2023

Interessante
Achei o livro bem interessante, com várias histórias originais e que fazem a imaginação viajar! O conto que deu origem ao filme A Chegada é incrível, a maneira que foi escrito é genial.

Outro que achei excelente foi "Gostando do que vê: um documentário", que aborda a beleza e como ela afeta a todos: quem a tem, quem a observa (e é impactado por ela) e quem gostaria de tê-la, além de nos fazer imaginar um mundo em que os efeitos dela fossem minimizados ou até anulados.

Recomendo!
Gabriela 05/05/2023minha estante
Combinou com a Cy de ler esse livro? Amei o filme "A Chegada".

Aliás, viu que a mãe de um dos caras de Columbine escreveu um livro? Será que o "Precisamos Falar Sobre o Kevin" deu o empurrão que ela precisava para contar tudo a partir do ponto de vista dela?


Lili 08/05/2023minha estante
Sim, foi do clube!
Eu não vi o filme, acredita?
Eu vi esse livro e pensei a mesma coisa! Quero ler tb


Gabriela 25/09/2024minha estante
E agora, já assistiu o "A Chegada"?




Gustavo616 05/03/2023

Excelente e criativo
Resolvi ler o livro pois um dos meus filmes favoritos da vida é "A chegada" baseado no conto "História da sua vida". Definitivamente não me decepcionei.
Os contos variam de temas e qualidades, mas pelo menos 4 deles são espetaculares, incluindo o que baseou "A chegada".
Quem gosta de ficção científica Definitivamente vai gostar do livro que traz premissas diversas em cada história.
Deixo meu destaque para os contos: "Torre de Babel", "História da sua vida", "O inferno é a ausência de Deus" e "Gostando do que vê: um documentário".
O livro só não receberá a nota 5 pois nem todos os contos têm a excelência dos citados. De todo modo, vale a leitura.
Paula.Brener 06/03/2023minha estante
A chegada está entre meus favoritos da vida. Não sabia do conto! Já quero emprestado


Gustavo616 07/03/2023minha estante
Li no kindle :/




161 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR