Larissa3225 11/02/2024DecepcionadaQuando peguei esse livro para ler, tinha altas expectativas. Simplesmente adoro o filme A Chegada, inspirado no conto que dá título ao livro, e esperava encontrar aqui contos no mesmo nível de qualidade. Mas, infelizmente, não foi isso que encontrei.
Desde o primeiro conto, foi muito difícil gostar do livro. Não sei dizer se li no momento errado, se não entendi os contos ou se eles realmente não funcionariam para mim em nenhuma circunstância.
O livro é composto por 8 contos:
- Entenda e 72 letras: abandonados. Achei chatíssimos e os dois foram em grande parte o motivo para ter demorado tanto para terminar esse livro. Quando entrei nesses contos, eu tinha ZERO vontade de pegar o livro para ler.
- A Torre da Babilônia e A Evolução da Ciência Humana: achei OK. Não tenho certeza se entendi a proposta de cada um. Não amei, mas também não odiei. Achei qualquer coisa.
- O Inferno é a Ausência de Deus e Gostando do Que Vê: achei as ideias muito interessantes, existem discussões muito boas em cada um dos contos, mas não gostei muito das conclusões de cada um. Entendi a proposta do autor, só não curti.
- Divisão por Zero: gostei bastante desse. Achei interessante, gostei da forma como foi escrito. De certa forma, esse conto (o terceiro do livro) foi o que me deu gás para insistir na leitura.
- História da Sua Vida: MARAVILHOSO. Depois de um começo difícil, meu maior medo era chegar nesse conto e me decepcionar. Mas, felizmente, isso não aconteceu. O conto é incrível (assim como o filme) e foi, de longe, o ponto alto do livro.
Olhando o livro como um todo, sinto que o saldo é mais negativo do que positivo. E mesmo tendo dois contos dos quais eu realmente gostei, as experiências ruins acabaram se sobressaindo.