Eudes @eudelivros 04/01/2019
Um Brinde Às Segundas Chances!
Não Se Deixe Afogar!
Olá. Tudo bem? Vai uma receitinha aí?
Acho que este foi o livro que mais senti fome lendo, pois, a protagonista, Diana, é formada em Gastronomia e ainda é colunista culinária em uma revista. Tem tantas receitas boas neste livro e a Diana é tão carismática e amorosa com suas criações que cria uma atmosfera tão mágica que me fez desejar experimentar tudo – até mesmo as de receita com abóbora.
Infelizmente o romance não é tão leve como sugere-se no parágrafo acima. Diana teve um passado traumático e atormentador. Isso foi algo que chamou atenção no livro, e muitas das questões que a autora vai trabalhando neste encontro com a personagem e seus traumas, acabou me deixando mais disposto a simpatizar com a Diana.
Após dez anos de um inesperado e traumático adeus, onde devido ao bullying, ao medo, a pressão estudantil e a pouca experiência e maturidade, Diana ainda tem problemas ao lidar com o passado e com as síndromes que resultaram disso. E é tão maravilhoso e louvável que a autora tenha tido coragem e conhecimento para não romantizar os abusos dos relacionamentos tóxicos do passado da personagem, que você simplesmente começa a ver realmente o que o bullying e as maldades de uma pessoa afeta e afetará na vida de outra.
Tudo muda neste livro no momento em que Diana recebe um convite para um reencontro de dez anos desses amigos – e alguns deles foram os causadores dos problemas na vida de Diana, a ideia de encará-los é tão atormentadora e revoltante que nos deixa desconfortáveis e chateados com a capacidade de algumas pessoas serem tão mesquinhas e cruéis. Só que Diana não quer voltar por baixo e tenta demonstrar que superou e seguiu em frente, indo encarar esse convite e seus amigos.
Este ponto do livro já me tinha preso e ansioso para esse encontro e ver como as coisas se desenvolveriam. A escrita de D.Murad é tão sofisticada, com toques clichês clássicos e uma envolvente manobra de plots, que nos deixam cada vez mais envolvidos com a história. E é durante a apresentação desses plots, as tramas que os cercam e os personagens contidos neles que tornam este livro mágico e surreal. Foi o nacional de romance que mais me surpreendeu por falar de temas tão polêmicos de forma natural e correta, e que ao mesmo tempo tinha controle sobre todos os personagens e mantinha suas tramas paralelas bem amarradas ao plot principal.
Atrevo-me a dizer que D.Murad é uma das romancistas da atualidade com mais poder e autonomia na escrita que já vi até hoje. As decisões da autora são tão seguras que mostram a evolução dos personagens, a conclusão de todas as tramas embora eu tenha feito associações que no final foram diferentes, mas que eram da história e não minhas.
Impossível terminar este livro e não ver o quanto os personagens são humanos, reais, verdadeiros a sua essência. Eu me encantei com a amizade do trio: Thiago, Diana e Halley. A amizade deles foi fundamental para reunir todos os cacos de Diana e ajudá-la durante todo o romance e em todos os momentos ruins desses dez anos. Eu amei cada particularidade e personalidade desses amigos, me identifiquei muito com a Diana e com o Thiago e fiquei bem feliz em ver um coo protagonista homem que não sentia necessidade de dar em cima das amigas para ter uma trama paralela. Halley é simplesmente meu espírito animal e eu adoraria trabalhar em casa de cueca e blusa social e ter que provar todas as receitas de Diana.
Há muitos personagens, cenários, bistrôs, corridas em aeroportos e bailes que fizeram a leitura deste livro tão agradável e estilo aqueles filmes de romance da sessão da tarde, só que bem mais trabalhados e desenvolvidos. Daria um excelente filme.
Não me aprofundei muito na história para não entregar o que acontece, mas este livro não é nada próximo do que você imagina dele. Amei, mesmo! E em breve, sairá entrevista com a autora aqui no blog. E aqui encerro essa resenha do livro que me fez suspirar e torcer novamente em nome do amor. Beijinhos e corre para anotar as receitas.
Ps – Julieta merecia um Romeu com a letra T, viu Escritora D.Murad. Fica a dica para um spin-off dela.
site: https://eubigosbooks.wordpress.com/