Cris 20/10/2018Versões originais“Estava tudo muito solitário na beira-mar, mas ela não se sentia sozinha, pois o mar muda constantemente. Havia mais mudanças no mar no curso de algumas horas do que na água fresca de um lago ao longo de um ano.” Pág. 18
Este segundo volume da série reúne mais 11 contos com histórias famosas e outras nem tanto sobre o universo dos contos de fadas.
Eu amava contos de fadas quando era criança e poder reler, especialmente nestas traduções dos escritos originais é sempre muito divertido.
Os contos deste volume são:
De Hans Christian Andersen:
Os cisnes selvagens, A Rainha da Neve - Um conto em sete histórias e Polegarzinha.
De Charles Perrault:
O Pequeno Polegar.
Dos irmãos Jacob e Willem Grimm:
A Bela Adormecida, Irmãozinho e Irmãzinha, O flautista de Hamelin e João e Maria.
De Joseph Jacobs:
Filhos de Lir e Os três porquinhos.
E de Giambattista Basile:
Sol, Lua e Talia.
O que eu achei interessante notar nessas histórias, é que elas possuem muitas características em comum: a pobreza de muitas famílias, sempre há crianças na história, realeza e bruxas. E também o fato de as pessoas serem transformadas em animais como forma de castigo ou maldição, e também animais com inteligência humana.
Sobre o conteúdo das histórias, eu realmente tenho curiosidade em saber se hoje essas histórias fazem tanto sucesso com as crianças como fazia há algumas décadas quando eu era criança.
Eu penso nisso porque algumas parecem bem inofensivas, e até com uma lição de moral interessante. Mas boa parte apresenta alguns pensamentos bem distorcidos das coisas.
Mas é óbvio que temos que levar em conta a época em que foram escritos e apesar disso, eu me diverti com a leitura, embora alguns trechos tenham me deixado meio impressionada.
Esta Edição da Editora Wish está muito linda com várias ilustrações ao longo das páginas. Eu participei do Projeto no Catarse quando o livro foi lançado, e portanto, meu nome está nos agradecimentos, e este está guardado na minha estante com todo carinho.
“Ele tinha o mesmo tipo de humor de muitos outros homens, que amam quando suas mulheres falam o certo, mas acham extremamente inoportuno que elas estejam sempre certas.” Pág. 81
site:
http://instagram.com/li_numlivro