E Agora, Mãe?

E Agora, Mãe? Isabel Vieira




Resenhas - E Agora, Mãe?


178 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 4 | 10 | 11 | 12


diogo 11/08/2016

E agora Diogo?
Este livro conta a história de Jana uma jovem em sua adolescência mora em Rio largo uma pequena cidade, como grande parte das jovens seu sonho é ser bailarina, com seu namorado Ivan que é consideravelmente mais velho que ela, ele a engravida, a partir dai a vida de jana, uma jovem de baixa estatura física, nunca mais será a mesma: uma jovem pequena prestes a ter um bebê, ter de sofrer vários preconceitos e aceitação familiar, abandonar ou não seu sonho, abortar, e é nesse clima que lhe pergunto e agora Mãe?


Gostei realmente do livro recomendo a todos, me fez realmente refletir sobre como é duro ser uma mãe.
Gerson87 01/04/2024minha estante
Oxe




pietracaruso11 12/08/2016

E agora , mãe ?
Jana uma garota nova , que sonhava em ser bailarina , mais o destino atrabalhou seus planos.
Pois ele ficou sabendo que estava grávida de seu namorado ivan , que foi embora estudar fora e a deixou sozinha e grávida .
Mais graça a ajuda de sua mãe e de sua empregada ela tem o bebê , assim deixando seus sonhos para traz e saindo da escola .
Assim ela decide ir morar com a tia em São Paulo , onde sua vida começa a dar certo .
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Felipe Figueiredo 12/08/2016

Resenha e agora mãe
O livro é muito bom retratando uma história q acontece com muitas pessoas de forma inteligente e criativa
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bianca 12/08/2016

Estrela triste
Jana uma menina sonhadora e apaixonada
tem um sonho de ser bailarina,se apresentar nos teatros de SP,viver um lindo amor com seu namorado Ivan... mas nem tudo sai como planejado um fruto nasce deste amor mas e agora mãe?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elis 17/05/2017

É daqueles livros que as escolas acertam ao adotar como leitura obrigatória
No mês das Mães uma história que vai mexer com o seu coração.
De todos os livros que li na escola esse é o único que me marcou profundamente e um dos poucos que eu me lembro da história do início ao fim. Tinha 15 anos e fiquei muito impactada quando terminei de ler. “E agora, mãe?” é daqueles livros que despertam vários sentimentos com uma história simples permeada de delicadeza, luta e amor. É muito bom indicar uma história que sempre esteve presente na minha vida.
“E agora, mãe?” é da jornalista Isabel Vieira, que já publicou mais de 20 livros, todos voltados para o público adolescente, tema bem conhecido dela que já trabalhou na Revista Capricho. O livro foi publicado em 1991, com o tema polêmico para época, gravidez na adolescência e as consequências que ela acarreta para a jovem mãe e o pai, a família e os amigos. Conta a história de Jana, uma adolescente graciosa de 14 anos, sonhadora e determinada a realizar o seu sonho que é ser bailarina. Jana namora firme com Ivan, dois anos mais velho que ela, de “família boa” e com um futuro brilhante pela frente. Porém, uma gravidez inesperada muda o destino dos dois. Ao saber da gravidez, os pais de Ivan decidem manda-lo para fora do Brasil. Os pais de Jana se culpam pelo “erro” da filha e Jana tem que lidar com o preconceito escancarado da época, a decisão de ter ou não o filho, o dilema de abrir mão do seu sonho e construir uma nova vida.
O livro se passa em uma época que as pílulas anticoncepcionais eram usadas pelas adolescentes para encorpar os xampus (eu já fiz isso) para o cabelo crescer mais rápido. Jana, acreditando que não engravidaria na primeira vez só começa a tomar a pílula, sem qualquer orientação, depois da primeira relação. Claro que a culpa da gravidez recai toda sobre ela e a família, que segundo as más línguas deu liberdade demais para a moça. Uma geração que culpa a televisão pelos impropérios da vida. Em meio à sociedade preconceituosa, ser mãe solteira não é nada fácil. Com o abandono de Ivan, o desprezo do pai, a desconfiança da mãe, Jana tem o apoio da empregada Lurdes, da tia Ligia e de uma única amiga do colégio a Talita, que é uma das minhas personagens preferidas. Aliás, gosto de como Isabel construiu os personagens, eles são comuns e de fácil identificação. A história de Jana é como costumo dizer, fácil de acreditar e de acontecer. Poderia ser eu, você, uma amiga, mas com certeza conhecemos alguém que passou por uma gravidez na adolescência.
Gosto de como Isabel contextualiza a história de Jana com o momento político e econômico do país e a condição da mulher diante dos inúmeros preconceitos sociais da época. De como ela não romantiza a gravidez expondo todos os problemas enfrentados pela personagem e a maneira como encara cada um deles. As analogias da história de Romeu e Julieta com a realidade de Jana e Ivan são pertinentes e bem inseridas no romance. A escrita de Isabel é uma delícia de ler, a leitura é ágil e vai te inserindo dentro da história. Quando termina dá a impressão de que Jana continua vivendo em São Paulo e encarando outros problemas que a vida, lógico, vai te dar.
Quase 20 anos depois de ter lido pela primeira vez, agora me identifico com a tia Ligia, uma solteira convicta, bem sucedida que vive um dia de cada vez, mas, confesso que por muitas vezes o destino de Jana me assombrou com o medo de não conseguir realizar os meus sonhos por conta de uma gravidez. A personagem é fictícia, mas retrata a realidade de muitas adolescentes que substituíram os seus sonhos em prol de uma criança que não pediu pra nascer, mas que precisa ser amada e protegida. “E agora, mãe?” é um exemplo de quando as escolas acertam em adotar como leitura obrigatória um livro que ensina e adverte, mas mostra que, por mais que o caminho seja árduo quando existe uma possibilidade de vitória deve-se lutar para alcança-la.
Obs. Sempre quis ter esse livro na minha estante, mas o preço que varia entre R$35 é R$ 40 é um absurdo diante do cenário de crise que passa o mercado literário nacional.
Dica de leitura do site Culturaliza BH - Coluna Literaliza BH

site: http://culturalizabh.com.br/index.php/2017/05/15/e-agora-mae-isabel-vieira/
comentários(0)comente



Gabi 28/11/2017

Eu li auge de minha adolescência e pude compreender tudo o que se passava na cabeça de Jana. A história em si não é nem um pouco nova, todos conhecemos algum caso de gravidez na adolescência, mas o modo como é trabalhada nos faz querer saber mais sobre a vida de Jana e de Gabriela e como elas conseguem se virar nesse mundo louco.
comentários(0)comente



Ana 14/02/2018

Todo ato tem consequências
Jana é uma menina que com certeza um dia será uma grande bailarina, e ama o que faz, embora os pais dela achem que o balé não lhe dará futuro.
Ela tem quatorze anos, e está namorando um rapaz chamado Ivan, pelo qual é muito apaixonada.
Ivan e Jana se descuidam certa vez, e ela acaba engravidando, em um momento muito complicado, pois os dois são jovens e nem sequer se formaram ainda do colegial.
O que fazer?
Quando constata o ocorrido, a mãe da menina se desespera, o pai se enfurece.
Só restam duas soluções drásticas:
Jana terá o bebê e arcará com todas as consequências, ou... abortará.
O que fazer em uma situação tão delicada?
Esse livro ensina aos jovens que todo ato tem consequências, e toda a escolha que fizerem para suas vidas acarretará em reações.
Cabe ao jovem e à jovem escolher o caminho que será melhor para ele/ela, e se prevenir sempre para evitar problemas futuros é melhor do que remediar.
Um bom livro, sem apelar para o ativismo de butique.

comentários(0)comente



spoiler visualizar
Prof. Angélica Zanin 25/07/2018minha estante
Legal, Amanda, queridaaaa!




178 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 4 | 10 | 11 | 12