Priscila.Pieper 30/09/2020
SOLDADO DESARMADO
O livro que inspirou o filme Até O Último Homem (2016), dirigido por Mel Gibson, nos conta de forma resumida a história do ganhador da Medalha de Honra ao Mérito dos EUA, Desmond Doss. O corajosos OC do exército americano, ficou mais conhecido depois de salvar 75 homens na batalha de Okinawa, sem portar nenhuma arma. Isso porque, durante a infância, após presenciar uma cena em que seu pai ameaçava seu tio com um pistola, Doss prometeu a si mesmo que nunca portaria nenhuma arma e nem tiraria a vida de outro ser humano.
A narrativa inicia em um navio do exército americano, que segue rumo ao Hawaii. Com saudade de casa e de sua amada esposa, Doss passa a relembrar fatos interessantes de sua infância, a transformação de um garoto rebelde e sem perspectiva de uma vida longa, já que era desastrado e viva machucado, à um paramédico do exército. Os flashbacks são marcados por dramas familiares, providências divinas, crescimento físico, espiritual, emocional e profissional.
Chegando ao destino, somos enfim apresentados ao relatos de guerra, que mais uma vez, nos mostram sua bravura e confiança em Deus. Assim, seguem-se alguns capítulos contando as experiências em batalhas, e as dificuldades enfrentada como um mero soldado do exército, como a guarda do Sábado e a dificuldade de seguir a dieta vegetariana.
Se achávamos que a guerra em si já era um acontecimento em tanto, os últimos capítulos logo mostram o quão errados estamos. Com tuberculose, que acarretou na retirada de um pulmão, a surdez profunda, a perda da esposa amada e um câncer, Doss nos surpreende pela confiança e pela devoção inabalável à Deus.
Soldado Desarmado nos inspira, nos ensina e nos prova que viver uma vida dedicada ao Senhor é sempre recompensador. Deus nunca falha e jamais decepciona seus filhos. Muito mais que um soldado que vai à guerra sem armas, Doss é um testemunho vivo que vale a pena ser fiel.
Boa leitura.
site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/