Giulipédia 03/09/2020
Voltando a pré-adolescência!!
Comecei esse ebook simplesmente porque já tinha ele a bastante tempo baixado no meu celular, nem a sinopse eu cheguei a ler para saber do que se tratava e de novo, tive uma bela surpresa.
O livro trás dois protagonistas pré-adolenscentes como foco central da história, Jack o menino maneiro, jogador de hóquei mais novo de seu time, o príncipe das meninas, sonho de conquista de todas elas. E Ellie, uma garota tímida, jogadora de futebol e que acaba de descobrir que foi trocada por sua melhor amiga, pela garota nova, considerada mais legal e mais bonita do que ela. Até então esses dois personagens viviam em universos separados mesmo estudando na mesma escola, ambos com vidas distintas até que uma reviravolta os une através de uma briga e uma mentira em uma enfermaria, onde surpresa!! Ambos trocam de corpos, agora Jack é Ellie e Ellie é Jack, e eles vão ter que viver um fim de semana todo trocados, até que a segunda chegue e eles voltem para a escola, mais especificamente na enfermaria, atrás de uma certa pessoa, para que enfim consigam destrocar seus corpos. Esse fim de semana vai ser o mais estranho da vida deles e daqueles que encararem essa história bizarra e divertida!
Antes de mais nada já aviso que é um livro extremamente pré-adolescente, então tem todos os dilemas, todos os exageros, o jeito de falar que sei que pode irritar algumas pessoas que não são o público alvo dessa história, também é beem clichezinho, mas na minha humilde opinião, achei uma história doce e necessária.
É um livro que eu gostaria de ter lido nos meus 13 anos, ele mostra várias inseguranças que meninos e meninas passam nessa idade, insegurança pelos amigos, para agradar os pais e sempre ter aquela sensação de nunca somos bons o suficiente, legais o suficiente, bonitos o suficiente. Por isso mesmo, a autora trás uma mensagem muito legal sobre o que somos basta pra nós mesmos e consequentemente isso também reflete no mundo que nos rodeia. Através de diálogos e situações divertidas e outras nem tão divertidas assim a autora trás a dificuldade que meninos e meninas passam nessa idade, onde mostra a insegurança de Ellie em não ser aceita pelas amigas dela, as crises de raiva e de silêncio que ela tem com a mãe, onde essa, por mais que tente se aproximar, é impedida pela filha, mas isso não é um motivo de desânimo pra mãe de Ellie, ela deixa bem claro, "estou aqui até quando você diz não precisar de mim, por que sei que no fundo precisa". Mostra também a dificuldade de Jack em querer agradar o pai, onde nada do que ele faz é bom o suficiente para seu pai, sendo que a única coisa que Jack quer é o orgulho e aceitação paterna.
Então assim, é um livro que através de uma história juvenil nos mostra o óbvio, dilema de pais e filhos dentro de uma família, de pré adolescentes e suas inseguranças na escola e com os amigos, eu recomendo como uma leitura valida para todas as idades, para os futuros adolescentes, mostrar que eles não estão sozinhos e que seus problemas, por maiores que pareçam ser, vão ser resolvidos e para os adultos em questão que quiserem se aventurar, é bom para lembrar que hoje, o que consideramos infantil ou mimimi, já foi motivo de lágrimas e pesadelos no passado, foi uma história divertida e reflexiva e por mais boba que possa ter sido, me trouxe uma bela surpresa, é um livro que com certeza vou reler e quero na minha estante!