Ro_ 05/07/2021Coração fica quentinhoEsse é claramente um daqueles livros impossíveis de terminar sem um sorriso no rosto. O final é tão perfeitinho que completa a estória EXATAMENTE da forma que precisava.
Conheci esse livros por conta do filme da Disney e fiquei um bom tempo atrás dele, e todas as vezes que encontrava eu mudava de ideia e acabava não comprando. Que decisão horrível, porque ler esse livro foi uma experiência incrível!!!
Jack e Ellie tem um encontro estranho na enfermaria da escola onde são atendidos por uma enfermeira beeeeem fora dos padrões (sabe, calça de pijama estampa de oncinhas e uma tatuagem no pescoço não é exatamente o tipo que escolas gostam de contratar), e após ambos brincarem que gostariam de "trocar de vida", tudo nos leva a entender que ela é a responsável pelo desejo se realizar.
Com isso, eles trocam de corpo e devem tentar compreender como o outro vive e tentar ajudar a tornar a vida melhor (seja por conta da relação estranha com o pai ou com a ex-melhor amiga malvada). E é aí onde somos apresentados aos personagens secundários (que devo pontuar, foram MUITO BEM desenvolvidos): amo os irmãos do Jack e a mãe da Ellie com tanta força que nem saberia colocar isso em palavras! As amigas (que Ellie custou a perceber que tinha) ganharam um lugar especial no meu coração, até o pai super rigoroso também teve sua importância para o fim da narrativa. E ao fim do livro, fiquei chocada como a autora conseguiu mostrar a maturidade adquirida pelos personagens, a forma como a experiência mudou eles positivamente, isso fica explícito e super natural (ela não forçou que parecessem mais velhos ou mais sábios, foram pequenas atitudes de quem percebe que está crescendo)
Eu poderia ficar um boooom tempo descrevendo os motivos que me levaram a amar esse livro, mas ia ficar um texto enorme e acho necessário dizer o porquê de não ter gostado de alguns pontos e não ter dado 5?:
- A autora escreve muito bem, mas em todos os momentos onde os capítulos começavam a ficar interessantes (onde ela poderia ter acrescentado umas duas ou três páginas a mais só para aprofundar um pouco mais), ela dava um jeito de colocar uma frase de impacto e mudar a narrativa.
- Em alguns momentos na metade do livro, parecia que você lia, lia, lia, e não desenrolava muito a história (como se não andasse).
- Acho que poderia ter comentado um pouco mais sobre a mãe do Jack ou o pai da Ellie e o motivo das coisas que aconteceu com eles (que, na minha opinião, foi melhor abordado no filme).
Mas de um modo geral, são apenas detalhes que não deixaram esse livro perfeito (mas o capitão adora pontuar ao longo da narrativa que são os detalhes que importam). Assim, é com certeza é um livro que recomendaria para todos que gostam de uma história mais infantil (já que são crianças narrando) e que esperam um quentinho no coração ao fim ??