Erika Xavier 06/08/2022Qual a essência da constituição?Ler esse livro, embora curto, foi um pouco difícil, mas gratificante. A linguagem do tradutor, embora clara, traz muitas palavras que deixam o texto um pouco maçante, mas nada que o interesse em conclui-lo não resolva.
Lassalle aborda em três capítulos pontos importantes que levarão o leitor a compreender o quão complexa é a constituição.
Primeiro ele busca generalizar a constituição, não atribuindo a um pais ou nação específica. Segundo ele borda a história da continuação e em como a constituição real é mais importante que a escrita, pois essa primeira é legítimadas pelo povo desde sua formação. E em terceiro, o autor traz o que a modernidade pediu com a sua própria transformação e em como a constituição escrita adquiriu grande importância para as relações de poder e soberania dos Estados.
O autor conclui a obra escrevendo que "a verdadeira Constituição de um país somente têm por base os fatores reais e efetivos do poder que naquele país vigem e as constituições escritas não tem valor nem são duráveis, a não ser que exprimam fielmente os fatores de poder que imperam na realidade social".
Não podemos esquecer que o autor espera que os grandes servidores do povo sejam servidores práticos e não retóricos.