Galáxia de Ideias 12/05/2017
Segredos - Nora Roberts
Eu terminei de ler Segredos e só conseguia pensar em sair indicando ele para toda e qualquer pessoa que cruzasse meu caminho. Talvez eu seja suspeita para falar, claro, já que sou uma das fãs loucas apaixonadas pelas tramas da Nora. Mas confesso que esse livro foi mais do que eu esperava. Me levou além do que eu já sabia conhecer e amar da autora. É uma história triste, de certa forma, pois gira em torno de uma tragédia. Mas também são páginas e páginas de companheirismo, cuidado e amor. Desde o início, quando Brian e todos à sua volta acolhem Emma com tanto carinho, até o fim, quando observamos claramente ela retribuir todo esse carinho com seu jeito de cuidar e se preocupar com as pessoas.
Para mim, um dos pontos mais positivos foi o tamanho do suspense e o seu desenrolar. A autora nos dá, sim, indícios de quem possa ter sido o culpado pela morte de Darren. Mas jamais uma certeza. A gente fica, até o fim, imaginando várias coisas e suspeitando de várias pessoas, até daquelas que a gente mais gosta, o tempo todo. Eu fiquei. Há momentos em que o mistério torna-se tão intrigante que sair de perto do livro parece impossível. Já pontos negativos não encontrei a serem destacados.
Em relação aos personagens, Emma sem dúvidas foi uma das minhas favoritas. Quando criança, sua personalidade meiga é encantadora e sua relutância em se aproximar das pessoas como um instinto de autoproteção me fez ter vontade de entrar na história e cuidar dela. Já adulta, o que mais me impressionou foi que, apesar de nunca ter perdido sua aparência frágil e de ainda levar consigo alguns medos da infância, ela se revela uma protagonista cheia de força e garra quando trata-se de proteger a si mesma e aqueles que ama. Você me surpreendeu, Emma. O mocinho da história, Michael, é doce e fofo e dá vontade de abraçá-lo em vários momentos. Mas preciso admitir que eu desenvolvi uma paixão especial pelo Brian. Seu jeito tantas vezes errado de tentar fazer a coisa certa ganhou meu coração. Falando nisso, Brian e Bev, ainda que não tenham sido o casal principal, me encantaram demais. A intensidade do sentimento entre ambos era palpável, mesmo quando estavam separados. Eu torci, vibrei e chorei por eles o livro inteiro. E, claro, não poderia deixar de comentar a respeito das personalidades peculiares dos integrantes da Devastation, tão diferentes entre si e extremamente cativantes. Johnno, que a princípio escondia sua homossexualidade pensando na imagem da banda, mas que lá para o meio da história arranjou um parceiro tão queridinho quanto ele. Seu jeito terno e brincalhão fizeram com que fosse um dos meus preferidos. Johnno é uma espécie de confidente para Emma. Stevie, quem eu considerei o cafajeste do grupo e o que teve de enfrentar problemas graves com drogas, mas que por baixo dessa fachada tem um coração gigante de alguém que se importa e se emociona. E Pm, que por nem um motivo especial foi o que menos me chamou atenção entre os meninos do grupo. Sua característica mais marcante, talvez, seja a paixão secreta que ele mantêm pela mulher do amigo.
Segredos é um enredo envolvente que mistura personagens incríveis, doses de romance, drama e muito suspense. Trabalha sentimentos como aceitação, confiança, amor e perdão, aos outros e a si próprio. Não é a primeira vez que termino um livro da Nora e o considero um dos meus favoritos. Mas acho que esse não vai mesmo sair do topo.
site: http://rillismo.blogspot.com.br/2017/05/resenha-segredos-por-nora-roberts.html